Quando o trabalho é a causa do adoecimento psicológico - Sinopsys Editora
0
Quando o trabalho é a causa do adoecimento psicológico

Quando o trabalho é a causa do adoecimento psicológico

13 de Dezembro de 2021


O trabalho é uma parte importante da vida e precisa ser fonte de realização, sustento e crescimento. Muitas vezes, porém, não é isso que acontece e a atividade laboral se torna causa de adoecimento psicológico.

Nos mais diversos ambientes de trabalho, a ausência de harmonia entre o trabalhador, suas aptidões profissionais e suas atividades laborais pode causar mal-estar psicológico devido à falta de perspectivas. Como consequências, surgem a desesperança, a redução da motivação e os transtornos mentais.

Muitos problemas físicos e emocionais podem estar relacionados ao trabalho. Esta correlação depende de um conjunto de fatores, como condições de trabalho, características da atividade profissional, cultura e clima organizacional e modelos de gestão ocupacional.

Quando se fala em segurança e saúde do trabalho, o que vêm à mente inicialmente são os acidentes e as patologias físicas. Nos últimos anos, porém, as estatísticas apontam que os transtornos mentais figuram entre as principais causas de afastamento ocupacional.


POSSÍVEIS CAUSAS


Jornadas exaustivas, acúmulo de funções, imposição de metas inatingíveis, falta de reconhecimento e autonomia no ambiente de trabalho são apontadas como algumas possíveis causas dos afastamentos ligados à saúde mental.

Além disso, o excesso de autocobrança e uma tentativa desenfreada das pessoas de quererem responder às demandas como forma de validar seu trabalho, ultrapassando os próprios limites e negligenciando a vida social e o lazer, contribuem para esses quadros.

As doenças mentais associadas ao trabalho mais comuns são depressão, transtorno de pânico, ansiedade e síndrome de burnout. Entre as profissões mais estressantes, constam transporte aéreo e terrestre, atividade de intermediação financeira, atividades de informática e conexas, telecomunicações, saúde, educação e segurança.


SINAIS E SINTOMAS


O adoecimento psicológico ocupacional caracteriza-se quando os sintomas envolvem o ambiente e qualquer assunto referente ao trabalho. Geralmente as pessoas sentem a crise de ansiedade e pânico no momento que têm que sair para ir trabalhar ou o coração dispara quando falam do chefe ou de alguma situação que remete ao trabalho.

Outro sinal importante é quando o desânimo começa no final de semana, no momento em que o indivíduo lembra que logo precisará retomar a rotina, e os sintomas começam a aparecer um ou dois dias antes do retorno ao trabalho. Sonhar e só falar em trabalho também servem de alerta.

Cansaço físico e mental excessivo, dor de cabeça frequente, alterações no apetite e no sono, dificuldades de concentração, sentimentos de fracasso e insegurança e negatividade constante também são sintomas de adoecimento psicológico decorrente do trabalho.

O trabalhador frustrado dos dias atuais é aquele que vai atribuindo a si a responsabilidade de um resultado que não vem e que sofre com as cobranças sociais, familiares e a autocobrança para melhorar a performance, o salário e os sonhos.


CUIDADOS E PREVENÇÃO


O adoecimento psicológico no trabalho exige cuidados, como tratamentos psicoterapêuticos e, se necessário, medicamentosos, sempre com profissionais especializados.

A prevenção também é fundamental. Entender o sujeito adoecido pelas condições do trabalho é uma possível solução para evitar esses registros. Para contribuir na tarefa de proporcionar mais saúde e segurança aos seus funcionários, as empresas podem utilizar estratégicas que diminuam o estresse e a pressão.

Programas que melhorem a qualidade de vida no ambiente ocupacional ajudam, bem como a melhora do espaço físico e emocional. O reconhecimento dos profissionais e as campanhas motivacionais são outros exemplos.

Evitar transtornos mentais relacionados ao trabalho é desafio a ser enfrentado nas novas formas de organização do trabalho não apenas para garantir o direito dos trabalhadores à saúde, mas também como forma de diminuir os custos à previdência social, pois, no final das contas, trata-se de questão de ordem pública e de relevante interesse social.

Também cabe ao próprio indivíduo questionar-se a respeito de questões que são importantes para si, o que inclui o sentido da vida no trabalho e na carreira. A psicoterapia é um caminho indicado para a busca do autoconhecimento e da realização pessoal e profissional.

Outras do Blog

Tags

Adoecimento psicológico, condições de trabalho, causas, tratamento, prevenção.

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?