Quem vai desenvolver psicose? Análise de discurso automatizada pode ter a resposta - Sinopsys Editora
0

Quem vai desenvolver psicose? Análise de discurso automatizada pode ter a resposta

26 de Fevereiro de 2016

Um programa automatizado de análise de discurso diferenciou corretamente as pessoas jovens em situação de risco que desenvolveram psicose durante um período de dois anos e meio e aquelas que não desenvolveram. Em um estudo piloto, pesquisadores da Columbia University Medical Center, do Instituto Psiquiátrico do Estado de Nova York, e da IBM T. J. Watson Centro de Pesquisa descobriram que a análise informatizada oferecia uma classificação mais precisa do que as avaliações clínicas.

Cerca de um por cento da população na faixa etária entre 14 e 27 é considerada de alto risco clínico para a psicose. Esses indivíduos têm sintomas tais como o pensamento incomum ou tangencial, alterações perceptuais e desconfiança. Cerca de 20% vão experimentar episódios psicóticos completos. Identificar quem cai nessa categoria de 20% antes que a psicose ocorra tem sido difícil. A identificação precoce pode levar à intervenção e ao apoio que poderia atrasar, mitigar ou mesmo prevenir o aparecimento da doença mental grave.

O discurso fornece uma janela única para a mente, dando pistas importantes sobre o que as pessoas estão pensando e sentindo. Os participantes do estudo fizeram uma entrevista narrativa aberta em que descreveram as suas experiências subjetivas. Estas entrevistas foram transcritas e posteriormente analisadas por computador para os padrões de fala, incluindo a semântica (significado) e sintaxe (estrutura).

A análise estabeleceu a coerência semântica de cada paciente (o quão bem ele ou ela permaneceu no tópico), e estrutura sintática, como duração da frase e uso de determinadas palavras que ligam as frases. Um psiquiatra clínico pode intuitivamente reconhecer estes sinais de desorganização do pensamento em uma entrevista tradicional, mas uma máquina pode medir com precisão as variáveis. Os participantes foram seguidos por dois anos e meio.
As características da fala que predisseram o início da psicose incluíram pausas no fluxo de significado de uma sentença para a outra, e fala que foi caracterizada por frases curtas, com menor elaboração. A ferramenta classificadora do discurso desenvolvida neste estudo para mecanicamente classificar as características relacionadas com os sintomas teve uma impressionante precisão de 100%. A análise de computador diferenciou corretamente entre os cinco indivíduos que mais tarde sofreram um episódio psicótico e 29 que não o fizeram. Estes resultados sugerem que este método pode ser capaz de identificar transtorno do pensamento, na sua forma mais inicial, mais sutil, anos antes do início da psicose. Transtorno de pensamento é um componente-chave da esquizofrenia, mas quantificá-lo tem sido difícil.

Para o campo de pesquisa da esquizofrenia, e para a psiquiatria de forma mais ampla, isso abre a possibilidade de que a nova tecnologia pode ajudar no prognóstico e no diagnóstico de transtornos mentais graves, e acompanhar a resposta ao tratamento. Análise de discurso automatizada é barata, portátil, rápida e não-invasiva. Ela tem o potencial para ser uma ferramenta poderosa que pode complementar entrevistas clínicas e classificações.

Mais pesquisas com um segundo e maior grupo de indivíduos em risco são necessárias para verificar se esta capacidade automatizada para prever o início da psicose é, ao mesmo tempo, robusta e confiável. A análise de discurso automatizada, usada em conjunto com neuroimagens, pode também ser útil na obtenção de uma melhor compreensão do início da desordem de pensamento, assim como dos caminhos para desenvolver tratamentos.

Fonte: Columbia University Medical Center. "Who will develop psychosis? Automated speech analysis may have the answer" Science Daily. ScienceDaily, 26 de agosto de 2015. https://www.sciencedaily.com/releases/2015/08/150824110809.htm

Outras do Blog

Tags

Psicose, Novas tecnologias, Jovens, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?