Resultados de QI mais baixo associados a um maior e mais arriscado consumo de álcool entre homens adultos jovens - Sinopsys Editora
0

Resultados de QI mais baixo associados a um maior e mais arriscado consumo de álcool entre homens adultos jovens

18 de Março de 2015

Um novo estudo sobre a associação entre os resultados de testes de QI e o consumo de bebidas alcoólicas, medido tanto na ingestão total quanto no padrão de uso, verificou que um QI mais baixo é claramente associado a um maior e mais arriscado uso de álcool entre homens adultos jovens. "Neste estudo de uma população geral, a inteligência vem provavelmente antes do comportamento, neste caso, o consumo de álcool e um padrão de consumo aparecem no final da adolescência", disse Daniel Falkstedt, professor assistente no departamento de ciências da saúde pública no Instituto Karolinska de Estocolmo. "Pode ser o contrário para uma minoria de indivíduos, ou seja, quando a exposição ao álcool levou à deterioração cognitiva, mas isso é menos provável de ser encontrado entre os jovens, é claro."
Os pesquisadores analisaram dados coletados de 49.321 homens suecos nascidos durante 1949-1951 e que foram recrutados para o serviço militar sueco de 1969 a 1971. Os resultados de QI estavam disponíveis a partir de testes realizados no recrutamento, e questionários também emitidos na conscrição forneceram dados sobre total de consumo de álcool (gramas de álcool/semana) e padrão de consumo, condições adolescentes e uso de tabaco. Foram pareados para a posição socioeconômica sintomas psiquiátricos, estabilidade emocional e hábitos alcoólicos do pai.
"Descobrimos que os resultados inferiores em testes de QI em homens adolescentes suecos estão associados a um maior consumo de álcool, medido em termos de consumo total e consumo excessivo de álcool", disse a pesquisadora Sara Sjölund, estudante de doutorado no Instituto Karolinska de Estocolmo, principal autora do estudo. "Sugere-se que QI mais elevado facilitaria as escolhas de estilo de vida mais saudáveis. Assim como condições de infância e posição socioeconômica, estas são algumas das hipóteses sugeridas para a associação entre QI e diferentes resultados de saúde."
"Espero que os nossos resultados melhorem a compreensão geral de comportamentos de consumo e quais os fatores que podem influenciá-los", disse Sjölund. "No entanto, temos que ter muito cuidado ao fazer qualquer tentativa de generalizar os resultados para as mulheres, uma vez que o seu nível de consumo e os padrões de consumo de álcool diferem em comparação com os homens."
"Eu acho que é muito importante lembrar que as diferenças de inteligência já existentes na infância e na adolescência podem colocar as pessoas em uma vantagem ou desvantagem e podem gerar diferenças subsequentes em experiências, e a formação dessas experiências ao longo de muitos anos. Por isso, uma outra explicação importante de `más escolhas’ entre os indivíduos de menor QI podem ser sentimentos de inadequação e frustração, eu acredito. Vários estudos têm mostrado que um QI mais baixo na infância ou adolescência está associado a um aumento do risco de suicídio ao longo de muitos anos na idade adulta", conclui Sjölund. 
FONTE: Alcoholism: Clinical & Experimental Research. (2015, February 20). A lower IQ has been linked to greater and riskier drinking among young adult men.ScienceDaily. Retrieved February 24, 2015 from www.sciencedaily.com/releases/2015/02/150220190744.htm
Outras do Blog

Tags

Baixo qi, Consumo de álcool, Testes de QI, Bebidas alcoólicas, Consumo excessivo, Adolescentes, Consumo de álcool entre homens, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?