Saiba mais sobre Jeffrey Young, criador da Terapia do Esquema - Sinopsys Editora
0

Saiba mais sobre Jeffrey Young, criador da Terapia do Esquema

09 de Março de 2020

Jeffrey Young é um psicólogo estadunidense que completou seu treinamento clínico na Universidade da Pensilvânia, onde circulavam pesquisadores como Joseph Wolpe, Minucchin e Aaron Beck. Membro do corpo docente do departamento de Psiquiatria da Universidade de Columbia, ele leciona há mais de 25 anos e é o diretor do Schema Therapy Institute e do Cognitive Therapy Center. Young também participa de projetos de pesquisa, está no conselho de várias revistas de pesquisa e é autor de livros sobre Terapia de Esquema e outros tópicos, que muitas vezes são enquadrados como de auto-ajuda. 

Young se destaca, entre outros estudos, por ter desenvolvido a Terapia do Esquema, a qual se tornou uma das alternativas mais eficazes para diversos tipos de transtornos mentais, especialmente no que concerne os de personalidade. Considerada um acréscimo à Terapia Cognitivo-Comportamental idealizada por Aaron Temkin Beck, a Terapia do Esquema se diferencia por dar mais ênfase à investigação das origens dos problemas psicológicos na infância e adolescência. Ela também usa técnicas emotivas e foca nos estilos desadaptativos de enfrentamento.


"Os pacientes devem estar dispostos a renunciar a seus estilos de pensamento e comportamento desadaptativos para conseguir mudar. Por exemplo, há pessoas que se apegam a esquemas dolorosos do passado. Assim, ao permanecer em relações destrutivas ou ao não estabelecer limites em suas vidas pessoais ou profissionais, elas perpetuam o esquema e não podem progredir significativamente na terapia".
Jeffrey E. Young


Os esquemas iniciais desadaptativos são padrões emocionais e cognitivos disfuncionais, que são iniciados e perpetrados desde cedo na vida das pessoas. Eles são formados por suas memórias, sensações corporais e emoções e, por serem coerentes com situações familiares, são difíceis de mudar, mesmo causando sofrimento.

Uma pessoa saudável satisfaz, de modo adaptativo, necessidades que estão divididas em cinco grandes grupos: 

1. vínculos seguros com outras pessoas;
2. autonomia;
3. limites realistas e autocontrole;
4. liberdade de expressão;
5. espontaneidade e lazer.

"Young identificou 18 EIDs que são agrupados em cinco amplos domínios de esquemas, correspondendo às cinco necessidades emocionais desenvolvimentais da criança. Assim, cada necessidade emocional não satisfeita dá origem a um determinado domínio esquemático." (Paim, Madalena, Falcke, 2012). 

Os cinco domínios são: 

1. desconexão e rejeição;
2. autonomia e desempenho prejudicados;
3. limites prejudicados;
4. direcionamento para o outro;
5. supervigilância e inibição.

Os Processos Esquemáticos (PEs) são as ações que perpetuam os esquemas e integram os modos de enfrentamento que cada pessoa desenvolve, ou seja, a melhor forma como cada um lida com as condições às quais é exposto: a hipercompensação (lutar), a resignação ou manutenção (paralisar) ou a evitação (fugir). 


Quer saber mais? Consulte as obras de referência deste texto: 

PAIM, KELLY; MADALENA, Marcela; FALCKE, Denise. Esquemas iniciais desadaptativos na violência conjugal. Relato de pesquisa. In: Revista Brasileira de Terapias Cognitivas.  2012•8(1)•pp.00-00. Disponível em: <http://www.rbtc.org.br/detalhe_artigo.asp?id=155>. Acesso em: 05.mar. 2020.

SCORTEGAGNA, Lilian. Baralho Interativo de Modos e Esquemas. NH: Sinopsys, 2019.

YOUNG, Jeffrey; KLOSKO, Janet. Reinvente sua Vida. NH: Sinopsys, 2020.
Outras do Blog

Tags

Jeffrey Young; Psicologia; Terapia do Esquema

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?