Sentimentos positivos sobre raça e etnia estão ligados a melhor desenvolvimento em jovens de minorias. - Sinopsys Editora

0

Sentimentos positivos sobre raça e etnia estão ligados a melhor desenvolvimento em jovens de minorias.

21 de Março de 2014

Quanto mais positiva for a forma como a juventude de minorias se sente sobre sua etnia ou raça, menores são os sintomas de depressão, problemas emocionais e comportamentais. Essa é a conclusão de uma nova meta-análise de 46 estudos resumindo trabalhos existentes.

Publicada na revista Child Development, a meta-análise foi realizada por pesquisadores da Universidade Brown, Universidade de Minnesota, Arizona State University, Universidade de Illinois, em Chicago, e Universidade de Miami. Os pesquisadores também descobriram que os jovens que tinham sentimentos positivos sobre sua identidade racial ou étnica demonstraram maiores interações sociais e uma melhor autoestima, iam bem na escola e tiveram menos problemas com drogas ou álcool.

"A identidade étnica e racial é uma questão complexa entre as minorias. Uma visão positiva sobre a identidade étnica ou racial não vai resolver todos os problemas destes jovens, mas esta pesquisa mostra que isso claramente os ajuda de muitas maneiras", diz Deborah Rivas-Drake, que liderou o estudo. "Esta pesquisa também refuta a noção de que a identidade racial ou étnica positiva é de algum modo relacionada com atitudes não tão positivas em relação ao desempenho acadêmico."

"Nossos resultados mostram que as associações positivas entre afetividades étnico-raciais afetam os resultados-chave de forma semelhante entre os grupos de crianças diferentes em idade, sexo, e determinadas categorias étnico-raciais", acrescenta Rivas-Drake. "Os jovens que estão expostos a experiências que promovem sentimentos positivos sobre a sua herança étnica ou racial - como quando os pais minoritários ensinam seus filhos sobre sua herança étnica ou despertam o orgulho de sua raça - podem colher benefícios não só psicológicos, mas também maior compromisso e conexão para os acadêmicos. Eles também podem ter menos risco de comportamentos pouco saudáveis, como fumar e usar drogas, com importantes implicações de longo prazo para a saúde, bem-estar e oportunidades econômicas."

FONTE: Society for Research in Child Development. (2014, February 3). Positive feelings about race, ethnicity tied to stronger development in minority youth. Science Daily. Retrieved February 12, 2014 from www.sciencedaily.com/releases/2014/02/140203084232.htm

Outras do Blog

Tags

Juventude, Sentimentos, Raças e etnias

Mais

Vistos

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Evento Sergipano sobre TDAH

de 24/02/2024 até 24/02/2024 - Hotel Arcus - Aracaju

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69