Supervisão em terapia cognitiva - Sinopsys Editora
51 3600.6699 Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).
Olá, Faça seu login

Informe seu e-mail para que uma nova senha seja enviada

Voltar
0
0
Supervisão em terapia cognitiva

Supervisão em terapia cognitiva

07 de Novembro de 2022

A supervisão em terapia cognitiva é um tema de extrema relevância e que ainda conta com poucas publicações acerca de sua prática e de seus métodos de trabalho. É considerada uma das ferramentas mais importantes para a formação de terapeutas e sua definição é um desafio devido à diversidade de variáveis que influenciam o processo.

De forma geral, entende-se que a supervisão é um momento contratual de relação formal e colaborativa entre supervisor e supervisionando, tendo como objetivos o desenvolvimento, o ensino e a aprendizagem da prática clínica.

Ser um bom supervisor exige qualidades diferentes das exigidas para ser um bom terapeuta ou ainda um bom professor. A complexa função exige que o profissional tenha amplos conhecimentos de psicopatologia descritiva e dos fundamentos do processo psicoterápico.

Da mesma forma, são imprescindíveis tanto o conhecimento da prática quanto o dos meios para transmitir esse conhecimento, priorizando o que for mais importante e escolhendo a melhor forma de orientar o colega, seu supervisionando.


Fundamentos de Supervisão em Psicologia

MODELO MAIS UTILIZADO NO BRASIL


No modelo de supervisão mais utilizado no Brasil, cujo papel do supervisor é didático-pedagógico, a supervisão possui quatro objetivos principais: fortalecer os conhecimentos teóricos do aluno, ensinar uma conduta ética, garantir a capacitação para o atendimento clínico e garantir que o paciente tenha um atendimento adequado.

Os aspectos da supervisão em terapia cognitiva a serem observados pelo supervisor incluem o empirismo colaborativo, a descoberta guiada e a estruturação do tratamento. Esses itens são fundamentais para os resultados terapêuticos e podem ser avaliados, reforçados e, principalmente, reproduzidos no contexto da supervisão.

O empirismo colaborativo reflete o trabalho em equipe desenvolvido pelo terapeuta e pelo paciente em busca dos objetivos do tratamento de forma interativa e sujeita a feedbacks mútuos. A obtenção dessa colaboração envolve aspectos subjetivos como empatia e confiabilidade, além dos sentimentos e das cognições direcionadas de uma outro.

Baralho para treinamento de terapeutas

a descoberta guiada consiste em um processo de aprendizagem fundamental nas terapias cognitivas baseada na suposição de que as pessoas aprendem a reestruturar seus pensamentos de modo mais eficaz e com modificações emocionais mais sólidas quando a mudança parte de seus próprios insights e não do terapeuta.

Assim, além de fornecer informações atualizadas e relevantes, o supervisor deve ser capaz de problematizar as atuações a fim de levar o aluno a reflexões que promovam a descoberta guiada.

Por sua vez, a utilização de uma estrutura durante a supervisão em terapia cognitiva, seja individual ou em grupo, favorece a identificação de vieses e dificuldades específicas do supervisionando que poderiam ser mascarados por uma narrativa desorganizada e totalmente intuitiva do processo terapêutico.


LITERATURA


Estratégias psicoterápicas e a terceira onda em terapia cognitiva
Organizado pelo psicólogo Wilson Vieira Melo e publicado pela Sinopsys Editora, o livro “Estratégias psicoterápicas e a terceira onda em terapia cognitiva” é um compêndio avançado das mais recentes e promissoras inovações na TCC e nas modalidades de terapia da terceira onda.

Seus 24 capítulos, escritos pelos principais pesquisadores e profissionais brasileiros, portugueses e britânicos em psicoterapia cognitivo-comportamental, são divididos em três partes. A primeira aborda as diferentes estratégias psicoterápicas utilizadas nas terapias cognitivas da atualidade com crianças, adolescentes e adultos.

Já a segunda parte apresenta algumas das principais abordagens da terceira onda em terapia cognitiva. Por fim, a terceira parte traz alguns dos temas que, embora tenham grande potencial de interesse em terapia cognitiva, dispõem de pouca ou nenhuma bibliografia em português.

Estratégias psicoterápicas e a terceira onda em terapia cognitiva
Outras do Blog

Tags

Terceira onda, TCC, terapia comportamental, terapia cognitivo-comportamental, supervisão, empirismo colaborativo, descoberta guiada, estruturação do tratamento

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
O que deseja fazer agora?