Supervisor em Psicologia: papel e importância - Sinopsys Editora

0
Supervisor em Psicologia: papel e importância

Supervisor em Psicologia: papel e importância

18 de Junho de 2021

O supervisor em Psicologia é o profissional ao qual cabe fazer a intervenção em que se estabelece relação entre colegas de uma mesma profissão, sendo o supervisor o mais experiente e estando o profissional menos experiente, o supervisionado, sob sua responsabilidade. Nesse cenário, portanto, são fundamentais seu papel e sua importância na atuação do psicólogo.

Para o supervisionado, a supervisão técnica é uma oportunidade na qual poderá treinar e enriquecer suas habilidades como terapeuta por meio da relação e troca com um profissional mais experiente. É um momento valioso numa prática que é muitas vezes solitária pelo seu sigilo.

São tarefas do supervisor em Psicologia, portanto, trabalhar para fortalecer os conhecimentos teóricos do supervisionado, reforçar sua conduta ética, garantir sua capacitação para atendimento clínico e, consequentemente, que o paciente tenha um atendimento adequado e efetivo.

ESPAÇO

Sendo um espaço para discussão e reflexão acerca da atuação do profissional da saúde mental, a supervisão técnica tem na figura do supervisor em Psicologia um colega da área com mais experiência e tempo de mercado que auxilia o supervisionado a sanar suas dúvidas e seus conflitos referentes às intervenções clínicas mais complexas.

O principal papel e a importância do supervisor na atuação do psicólogo, então, residem em auxiliá-lo a entender e esclarecer os conteúdos latentes que emergem no atendimento de seus casos clínicos.

Também cabe ao supervisor em Psicologia partilhar suas experiências profissionais, revisar a conceituação dos casos clínicos do supervisionado, explorar outras hipóteses clínicas, treinar competências e habilidades. Dar feedback acerca do desempenho do psicólogo orientado é mais uma de suas funções.

Sempre zelando pelo sigilo do paciente, em um contexto organizacional específico e num ambiente colaborativo de ensino-aprendizagem, o objetivo principal da supervisão em Psicologia é produzir mudanças no comportamento do terapeuta a fim de facilitar sua prática.

Portanto o papel e a importância do supervisor em Psicologia na atuação do psicólogo estão diretamente relacionados a tirar o supervisionado do isolamento, ampliando suas possibilidades e capacitações. E o auxiliando a desenvolver maior segurança e aperfeiçoamento profissional, possibilitando maior ajuda a seus pacientes.

PERSPECTIVA DIFERENTE


Os profissionais da saúde mental podem usar a supervisão técnica para crescerem em seu trabalho, porque a experiência e a qualificação de seu colega supervisor possibilitam que eles vejam sua própria intervenção a partir de uma perspectiva diferente e saibam quais os próximos passos a seguir no tratamento.

Em resumo, o papel e a importância do supervisor em Psicologia na atuação do psicólogo incluem o enriquecimento da prática psicoterapêutica, a integração de conhecimentos, a exposição de pontos de vista diferentes, o favorecimento do autoconhecimento, o incentivo ao autocuidado, o alívio de tensões, o aumento da empatia, a revisão de conceitos, o favorecimento de aprendizagem experiencial e a proteção do paciente e do próprio terapeuta.

Sendo assim, investir na supervisão técnica, que ofereça o olhar externo e apurado de um profissional com mais tempo de atuação, permite ao psicólogo uma leitura mais ampla e, ao mesmo tempo, profunda de seus casos clínicos.

É importante a presença desse colega mais experiente também para lembrar e chamar a atenção para detalhes que não soaram como relevantes num primeiro momento, mas que são importantes.

Tal processo faz bem para o supervisionado em sua atuação profissional e enriquece também a experiência do supervisor em Psicologia. Sempre tendo em vista a prestação de um atendimento de qualidade ao paciente, ou seja, um serviço equilibrado e baseado nos fundamentos da Psicologia, tomando em consideração sua relevância como ciência e profissão.

FUNÇÕES


De uma maneira geral, pode-se dizer que o supervisor tem cinco funções: informar, questionar, sugerir, encorajar e avaliar. Assim, além de fornecer informações atualizadas e relevantes, deve ser capaz de problematizar as atuações a fim de levar o supervisionado a reflexões que promovam uma descoberta guiada.

Deve, ainda, sugerir caminhos e soluções, encorajar a participação ativa do supervisionando e avaliar os resultados da intervenção e da aprendizagem deste. Assim, o supervisor em Psicologia é um facilitador da aprendizagem que trabalha numa perspectiva colaborativa e acaba tendo grande influência sobre o supervisionando.

Alguns autores inclusive comparam a função do supervisor com a do terapeuta no quesito de auxílio ao colega menos experiente para torná-lo autônomo e aumentar suas competências sociais. Também está em questão um processo de mudança e desenvolvimento com base na confiança, tal como o que deve ser estabelecido entre terapeuta e paciente.

ESCOLHA


Geralmente, o psicólogo supervisionado faz a escolha do seu supervisor em Psicologia a partir de identificações, seja pelo seu perfil, seja pela abordagem teórica que utiliza. São pontos que contribuem para manter a motivação do orientado e para que ele alcance um resultado satisfatório na prática clínica.

A escolha certa do supervisor e de sua estratégia de supervisão técnica é fundamental, pois da relação estabelecida é que vai emergir o processo de desenvolvimento de habilidades técnicas terapêuticas, postura e atitude éticas.

Essa relação é essencial por influenciar diretamente no sucesso ou fracasso do aprendizado das habilidades complexas exigidas na prática clínica. É nesse contexto que o terapeuta será cobrado e avaliado a partir de suas vulnerabilidades, suas dificuldades e seus déficits.
Outras do Blog

Tags

Supervisão, Supervisão em Psicologia

Mais

Vistos

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Evento Sergipano sobre TDAH

de 24/02/2024 até 24/02/2024 - Hotel Arcus - Aracaju

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69