TCC+ e experiências precoces de trauma e problemas na vida adulta
08 de Fevereiro de 2023
Por que experiências precoces continuam a ser um problema para os adultos? A TCC+ visa a construir resiliência e lidar com os padrões típicos encontrados em sobreviventes de abuso ou negligência na infância.
Muitos problemas parecem se originar na infância, depois de abuso, negligência, perda ou outra adversidade. Tais experiências podem se tornar parte dos problemas adultos, entrelaçados na vida das pessoas.
A infância é uma época de rápido desenvolvimento e mudança. Etapas ou habilidades desenvolvimentais precisam ser dominadas na ordem certa e preferivelmente na época certa.
Trauma ou adversidade durante a infância pode afetar o desenvolvimento, ocasionando problemas na regulação cognitiva, afetiva e comportamental. Pode haver efeitos negativos na autoestima da pessoa, nas interações com os outros e na experiência com o mundo.
Adversidade pode ser definida como abuso sexual e físico, nutrição deficiente, altos níveis de estresse, abandono, testemunho de violência doméstica, parentalidade disfuncional, negligência, bullying, viver em zonas de guerra, pobreza e problemas de saúde mental parental.
MEDIADORES
Entre os processos psicológicos mediadores da relação entre adversidade na infância e problemas na idade adulta investigados e identificados, estão ruminação, autoacusação/autoaversão e falta de enfrentamento adaptativo.
Crianças com desenvolvimento perturbado depois de adversidade frequentemente são designadas como tendo transtorno do apego. Tal designação está associada à habilidade cognitiva reduzida, altos níveis de ansiedade, colapso desenvolvimental, ausência de regulação emocional e comportamental, relações disfuncionais e baixa autoestima.
Distúrbios do funcionamento similares são vistos em adultos rotulados como transtorno de personalidade emocionalmente instável, também denominado transtorno da personalidade borderline (TPB), e em transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) complexo.
ESTRATÉGIAS
A TCC+ atua para abordar todos esses problemas por meio de uma variedade de estratégias e ensino de habilidades que progridem desde a estabilização do cliente e do desenvolvimento de uma relação terapêutica de confiança até o enfrentamento do trauma e a aquisição de novas habilidades para a vida.
Combina teoria cognitivo-comportamental (TCC) com terapia de aceitação e compromisso (ACT, pronunciada como uma palavra única, do inglês acceptance and commitment therapy), terapia comportamental dialética (DBT, do inglês dialectical behavior therapy) e terapia focada na compaixão (TFC).
LIVRO
O livro “Integrando TCC e terapias de terceira onda” está entre os recentes lançamentos da Sinopsys Editora. De autoria de David Pearson e Fiona Kennedy, oferece uma abordagem informativa para integrar terapias baseadas em evidências.
Os capítulos teóricos revisam brevemente quatro terapias: TCC, DBT, ACT e TFC. Os autores identificam os processos de mudanças nucleares e examinam como cada abordagem contribui para a integração de todas elas.
São apresentados tópicos como influência das adversidades no início da vida no bem-estar mental posterior, fundamentos teóricos de mindfulness, análise comportamental, reviver e reescrever e dissociação.
PÚBLICO-ALVO
Esta obra auxilia terapeutas a estruturarem as sessões com os clientes, além de apresentar como seguir uma abordagem teórica e oferecer uma estrutura terapêutica para o trabalho clínico integrado.
Também fornece subsídios para a prática reflexiva e para a supervisão, sendo recurso essencial para estudantes que estão aprendendo sobre uma variedade de abordagens terapêuticas.
A publicação faz parte da série Características Distintivas, que convida os mais importantes clínicos e teóricos das principais terapias entre as terapias cognitivo-comportamentais a destacarem as características fundamentais e distintivas das abordagens que utilizam.