TDAH: Cérebro não reconhece expressões de raiva. - Sinopsys Editora

0

TDAH: Cérebro não reconhece expressões de raiva

12 de Janeiro de 2015

Desatenção, hiperatividade e comportamento impulsivo em crianças com TDAH podem resultar em problemas sociais e elas tendem a ser excluídas das atividades com os pares. Agora foram descobertas evidências de que elas podem ter dificuldade no reconhecimento da expressão emocional de outros rostos. 

Um grupo do Instituto Nacional de Ciências Fisiológicas do Japão identificou pela primeira vez as características de reconhecimento de expressões faciais de crianças com TDAH e mostrou a possibilidade de que a base neural do cérebro para o reconhecimento de expressão facial seja diferente daquela das crianças com desenvolvimento típico. Os resultados são discutidos no volume 63 da revista Neuropsychologia, edição de outubro de 2014.

O grupo de pesquisa mostrou imagens de uma expressão feliz ou uma expressão irritada para 13 crianças com TDAH e 13 crianças com desenvolvimento típico e identificou o local do cérebro ativado naquele momento. Foi usada espectroscopia com infravermelho para medir a atividade cerebral. 

A luz quase infravermelha, que tem a tendência de passar através do corpo, foi projetada através do crânio e a luz absorvida ou dispersada foi medida. A intensidade da luz depende da concentração de oxi-hemoglobina, que dá oxigênio para as células nervosas de trabalho se ativarem. O resultado foi que as crianças com desenvolvimento típico apresentaram respostas significativas tanto para a expressão feliz quanto para a expressão de raiva no hemisfério direito do cérebro. Por outro lado, as crianças com TDAH mostraram respostas significativas apenas à expressão feliz, mas não foi observada atividade cerebral específica para a expressão de raiva. Essa diferença na base neural para o reconhecimento da expressão facial pode ser responsável por prejuízo no reconhecimento social e estabelecimento de relações entre pares.

FONTE: National Institute of Natural Sciences. (2014, September 25). ADHD: Brains not recognizing angry expressions. ScienceDaily. Retrieved September 30, 2014  

Outras do Blog

Tags

TDAH, Expressões, Cérebro, Raiva, Crianças, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Minicurso Introdução à terapia do esquema

de 16/02/2024 até 24/02/2024 - Rua João de Almeida, 735 - Estoril, BH - MG

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69