Terapia Cognitivo-Comportamental no tratamento dos Transtornos do Exagero - Sinopsys Editora
0
Terapia Cognitivo-Comportamental no tratamento dos Transtornos do Exagero

Terapia Cognitivo-Comportamental no tratamento dos Transtornos do Exagero

07 de Julho de 2021

A Terapia Cognitivo-Comportamental auxilia os indivíduos com Transtornos do Exagero a enxergarem melhor a realidade e a buscarem alternativas para modificar seus comportamentos adictivos mal-adaptativos. Isso porque ela parte da premissa de que são as interpretações que a pessoa tem dos fatos, e não os fatos em si, que lhe trazem sofrimento.

A TCC para tratamento de transtornos relacionados ao uso de substâncias e outros Transtornos do Exagero está baseada no modelo cognitivo do psiquiatra norte-americano Aaron Beck. Ela pressupõe a diminuição de reações emocionais excessivas e condutas desadaptativas mediante a modificação de pensamentos errôneos ou distorcidos e de crenças disfuncionais subjacentes a essas reações.

Tal abordagem auxilia os pacientes no controle das crenças que produzem mal-estar emocional e que os levariam a usar drogas ou terem outros comportamentos adictivos mal-adaptativos, aumentando a confiança para conseguirem prazer e alívio sem o uso desses estímulos prejudiciais.

Além disso, técnicas específicas da Terapia Cognitivo-Comportamental ajudam os pacientes a controlarem seus impulsos, assim como a combater a depressão, a ansiedade e a ira, que estão frequentemente relacionadas a comportamentos adictivos.

Um dos objetivos da TCC é ajudar os indivíduos com Transtornos do Exagero a identificarem e diminuírem a valência de crenças centrais e adictivas que induzem ao craving (fissura, desejo), incrementando seu autocontrole.

LIVRO

O `Guia teórico-prático de Terapias Cognitivo-Comportamentais para os Transtornos do Exagero’, publicado pela Sinopsys Editora, apresenta um passo a passo para o atendimento de pacientes do espectro adictivo-compulsivo. É destinado a profissionais e estudantes da área da saúde.

Eu sua segunda edição, revisto e atualizado este ano, o livro é desenvolvido e organizado pela psicóloga Renata Brasil Araujo, experiente terapeuta cognitiva, pesquisadora no campo dos transtornos relacionados ao uso de substâncias e professora na área.

Doutora em Psicologia e mestra em Psicologia Clínica, ela preside a Associação Brasileira de Estudo do Álcool e Outras Drogas (ABEAD), é diretora do Modus Cognitivo - Núcleo de Terapia Cognitivo-Comportamental, coordenadora e supervisora dos programas de Dependência Química e Terapia Cognitivo-Comportamental do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre/RS.


INOVAÇÃO


Inovadora, a obra reúne um protocolo de avaliação e as abordagens terapêuticas mais utilizadas no tratamento dos Transtornos do Exagero. Tal definição foi criada pela própria autora para nomear diversos transtornos mentais que, na nosografia psiquiátrica, são inseridos em classes distintas, mas têm em comum a dificuldade dos pacientes para colocarem limites em suas relações com diferentes estímulos, tais como drogas, sexo, comida, compras, internet e jogos de azar.

De um lado, o livro traz a apresentação clara e objetiva dos mais importantes modelos teóricos para o enfrentamento dos Transtornos do Exagero. De outro, apresenta de forma didática os aspectos práticos, com a demonstração dos cuidados na relação terapêutica, das principais técnicas e dos modelos utilizados no tratamento.

VIDA REAL


Conforme Renata, outro ponto relevante na elaboração do guia é que ele deveria servir de orientação para o atendimento de pacientes "da vida real", pois, na prática clínica, o mais prevalente não é aparecerem indivíduos com um único diagnóstico e que seguem, de forma perfeita, os protocolos de atendimento.

"O que vemos, em maior quantidade, são pacientes com dois ou mais quadros psiquiátricos que não são objetivos ao relatarem seus problemas, que não gostam de escrever nas sessões e que não são tão eficientes em realizar as tarefas que o terapeuta solicita", relata. Sendo assim, complementa, o livro aborda esse tipo de paciente e as adaptações necessárias por parte dos profissionais, mas sem desestruturar as TCCs.
Outras do Blog

Tags

Transtornos do Exagero, Exagero, Terapia Cognitivo-Comportamental, TCC

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?