Terapia do esquema e sua identidade própria - Sinopsys Editora
0
Terapia do esquema e sua identidade própria

Terapia do esquema e sua identidade própria

31 de Janeiro de 2024

A terapia do esquema (TE) surgiu a partir da preocupação do psicólogo norte-americano Jeffrey Young com pacientes que tinham dificuldades interpessoais de longa duração relacionadas a transtornos da personalidade.


Os objetos de estudo e intervenção da TE são os esquemas desadaptativos que surgem na infância, chamados de esquemas iniciais desadaptativos (EIDs).


Os EIDs são fruto da interação entre o temperamento pessoal com um ambiente que não atende a necessidades emocionais básicas, como afeto e segurança, e marcam emoções e comportamentos disfuncionais ou autodestrutivos na fase adulta.



MODOS


Uma inovação da terapia do esquema é o conceito de modos esquemáticos, ou seja, um conjunto de esquemas e suas operações de enfrentamento que estão ativas em um dado momento.


Também compõem os modos fragmentos dissociados de memórias da infância. Eles são considerados estados mentais ou diferentes partes da mesma pessoa.


Os esquemas podem ser vistos como traços permanentes. Já os modos podem ser vistos como estados mais ou menos temporários e que se sucedem.



OBJETIVOS


Independentemente de o foco estar nos esquemas ou nos modos, os objetivos da terapia do esquema permanecem os mesmos: propiciar o autoconhecimento e diminuir as interferências causadas por reações emocionais desadaptativas, respostas cognitivas derrotistas e padrões comportamentais inflexíveis.


Também é objetivo da TE estabelecer e reforçar modos de enfrentamento mais adaptativos e os aspectos adultos sadios. Dessa forma, o indivíduo consegue romper os mecanismos de manutenção dos EIDs e adquirir condições de suprir necessidades básicas, atingir objetivos maiores e ter uma vida liberta do passado.



LANÇAMENTO


O livro ‘Terapia do esquema: base teórica e estratégias avançadas’, organizado pela psicóloga Ana Rizzon e publicado pela Sinopsys Editora, oferece um ferramental de técnicas cognitivas, vivenciais e comportamentais capazes de instrumentalizar desde terapeutas iniciantes aos mais experientes.


Dividida em cinco partes, incluindo alicerces da TE, teorias integrativas, intervenções em diferentes cenários e aplicação no tratamento de diferentes transtornos, apresenta conteúdo inédito em língua portuguesa.



Terapia do esquema: base teórica e estratégias avançadas



Outras do Blog

Tags

terapia do esquema, modos esquemáticos, esquemas iniciais desadaptativos, EIDs, terapias contextuais, psicologia, abordagens terapêuticas, terceira onda, terapias cognitivo-comportamentais

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?