Terapia do esquema para crianças e adolescentes - Sinopsys Editora
0
Terapia do esquema para crianças e adolescentes

Terapia do esquema para crianças e adolescentes

07 de Março de 2024

A terapia do esquema para crianças e adolescentes (TE-CA) vem ganhando destaque nos consultórios de psicologia e demais serviços de saúde mental por suas altas taxas de sucesso na aplicação com pacientes que têm dificuldades mais graves, crônicas e arraigadas e não respondem às abordagens de primeira linha.


Integrativa, sistemática e estruturada, a terapia do esquema (TE) em si começou como uma extensão da terapia cognitivo-comportamental (TCC) a partir da preocupação do psicoterapeuta norte-americano Jeffrey Young com pacientes que apresentavam problemas interpessoais de longa duração relacionados a transtornos da personalidade.


Com o tempo, adquiriu uma identidade própria e, dentro das terapias contextuais, tem demonstrado efetividade em transtornos resistentes a outras abordagens da psicologia. Também foi estendida às demais modalidades terapêuticas além da individual, como em grupos, de casal e infantojuvenil.



Crenças desadaptativas


Os objetos de estudo e intervenção da terapia do esquema são as crenças desadaptativas que surgem na infância chamadas de esquemas iniciais desadaptativos (EIDs).


Os EIDs são fruto da interação entre o temperamento pessoal com um ambiente que não atende às necessidades emocionais básicas da pessoa, como afeto e segurança, e marcam emoções e comportamentos disfuncionais ou autodestrutivos.


São padrões de sentimentos, percepções e ações em relação a situações da vida encontrados em um nível mais profundo da cognição, ligados a questões instintivas e inconscientes. Eles medeiam o aparecimento e a manutenção de padrões problemáticos complexos e duradouros.


Podem ser identificados quando alguém reage impulsivamente à determinada vivência sem ter controle sobre o que faz ou sem compreender o próprio comportamento. Isso acontece porque situações do presente guardam ligações inconscientes com o passado.


Escola alemã


Desenvolvida pela escola alemã, a terapia do esquema para crianças e adolescentes é um campo de atuação amplo e tem como objetivo primordial a modificação de crenças desadaptativas na infância e adolescência, procurando promover mudanças duradouras nas respostas emocionais e comportamentais dos pacientes.


Embora a TE-CA tenha os mesmos princípios básicos do tratamento com os adultos, os aspectos relacionados ao desenvolvimento afetivo, cognitivo, emocional, social e moral exigem adaptações técnicas que respeitem as especificidades de cada faixa etária, como o desenvolvimento cognitivo.


Também é essencial que o profissional da saúde considere o fato de que o público infantojuvenil geralmente não inicia o processo terapêutico por vontade própria, mas é levado ao psicólogo por algum problema que nem sempre percebe como desadaptativo.


Muitas vezes é encaminhado à terapia porque seu comportamento prejudica o funcionamento de determinada instituição, como a família ou a escola, por exemplo. Além disso, não tem o controle sobre o início e/ou término do processo terapêutico.


Devido ao fato de que crianças e adolescentes têm pouco ou nenhum controle sobre seu tratamento, cabe ao terapeuta motivar ao máximo o envolvimento desses pacientes com a psicoterapia.


Combinação


Na prática, a TE-CA é a combinação de um modelo de desenvolvimento baseado na interação entre ambiente e genética com um arsenal interventivo que se baseia em técnicas cognitivas, comportamentais e vivenciais que visam melhorar a qualidade relacional dos pacientes e também entre pais e filhos.


Inclusive há uma ênfase em todas as publicações da escola alemã sobre a necessidade da colaboração dos pais ou outros responsáveis na terapia do esquema para crianças e adolescentes.


Valor inestimável


O valor de se promover cognições adaptativas na infância e adolescência é inestimável, pois o bom desenvolvimento afetivo-cognitivo é um fator protetivo importante. Por sua vez, crenças desadaptativas mantidas desde cedo tornam-se fatores predisponentes de vários transtornos mentais ao longo de todo ciclo vital da pessoa.


Por isso, o uso da terapia do esquema para crianças e adolescentes tem sido cada vez mais valorizada especialmente no âmbito dos diagnósticos precoces, visando tratamentos mais eficazes, e da prevenção de distúrbios psicológicos na vida adulta.


Coleção de livros


Por meio da metáfora das profundezas do oceano e seus mistérios, a coleção ‘No fundo do mar com os modos esquemáticos’, da Sinopsys Editora, visa ajudar terapeutas a entenderem e trabalharem os modos esquemáticos que podem aparecer no atendimento ao público infantojuvenil.


De autoria dos psicólogos Bruno Luiz Avelino Cardoso e Ana Flávia Azevedo Lima, são seis livros (um manual e cinco histórias) dentro de um box. O material é direcionado a terapeutas que trabalham com pacientes de 5 a 15 anos.


As histórias atraem o interesse de crianças e adolescentes com o tema do fundo do mar. Além disso, dividem o trabalho com modos esquemáticos de maneira didática e lógica, facilitando o plano de tratamento ao psicólogo. Cada categoria de modos pode ser explorada de maneira detalhada com o público infantojuvenil nas diversas fases da terapia.


“Excelente ferramenta para profissionais utilizarem na prática clínica com crianças e adolescentes e em outros cenários da intervenção, como escolas e demais contextos sociais”, afirma o psicólogo alemão Christof Loose, criador da TE-CA. É ele quem assina a apresentação da coleção.


 Coleção No Fundo do Mar com os Modos Esquemáticos



Outras do Blog

Tags

terapia do esquema, TE, Jeffrey Young, terapia do esquema para crianças e adolescentes, TE-CA, Christof Loose, terapia cognitivo-comportamental, TCC, esquemas iniciais desadaptativos, EIDs

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?