Testosterona modifica estruturas do cérebro em transexuais femininos para masculinos - Sinopsys Editora

0

Testosterona modifica estruturas do cérebro em transexuais femininos para masculinos

11 de Dezembro de 2015

O hormônio sexual testosterona exerce uma influência substancial no comportamento e na cognição humana. Estudos anteriores demonstraram que a testosterona tem uma influência em particular na fluência verbal. Mas essas investigações, devido a razões éticas, são em sua maioria estudos observacionais ou administrações hormonais pontuais. Agora, um estudo único revelou as mudanças ao longo do tempo (mudanças longitudinais) no cérebro dos transexuais femininos para masculinos que recebem a terapia hormonal em alta dose contínua como parte de sua redesignação sexual.

Os resultados mostram que essa terapia induz mudanças estruturais em áreas do cérebro envolvidas na fluência verbal em transexuais femininos para masculinos. Isto pode ter implicações mais amplas, por exemplo, na maneira que os homens e mulheres lidam com discurso e interação. Os pesquisadores de Viena e Amsterdã trabalharam com 18 transexuais em transição de feminino para masculino (27,6 ± 6,4 anos), antes e durante o tratamento com testosterona. Os indivíduos foram submetidos a exames cerebrais de ressonância magnética antes e após 4 semanas de administração de testosterona. Os resultados mostraram que no tratamento com testosterona o volume de matéria cinzenta diminuiu em duas regiões específicas do cérebro, as áreas de Wernicke, que são principalmente responsáveis por processamento da linguagem, e a área de Broca. Ao mesmo tempo, a via neuronal (matéria branca) que liga estas duas regiões ficou mais forte.

Segundo o pesquisador Dr. Andreas Hahn (Viena): "É conhecido há algum tempo que maior testosterona está ligada ao vocabulário menor em crianças e que as habilidades de fluência verbal diminuem em transexuais femininos para masculinos após o tratamento com testosterona. Isso se encaixa bem com o nosso achado de diminuição do volume de massa cinzenta. No entanto, o reforço da matéria branca nessas áreas foi uma surpresa. Eu penso que quando se trata de certas competências linguísticas, a perda de massa cinzenta supera a conexão através substância branca reforçada."
O Pesquisador Prof. Rupert Lanzenberger (Viena, Áustria) continuou: "O que vemos é uma diferença quantitativa real na estrutura do cérebro após a exposição prolongada a testosterona. Isso teria sido impossível de entender sem olhar para uma população transexual. Em termos mais gerais, estes resultados podem sugerir que a verdadeira diferença entre os cérebros de homens e mulheres é substancialmente atribuível aos efeitos dos hormônios sexuais circulantes. Além disso, a influência hormonal na estrutura do cérebro humano vai além das fases iniciais de desenvolvimento e ainda está presente na vida adulta."

A doutora Kamilla Miskowiak disse: "É bem sabido que o desenvolvimento da linguagem difere entre meninos e meninas e que isso está relacionado a diferenças relacionadas com o gênero na maturação do cérebro. No entanto, este estudo de neuroimagem intrigante de transexuais antes e após a sua mudança de sexo feminino para masculino sugere que até mesmo homens e mulheres adultos diferem na estrutura do cérebro em regiões envolvidas na linguagem e da fala. Em particular, esta mudança em transexuais mulheres em transição para homens resultou em diminuição da matéria cerebral local nas regiões de processamento de linguagem, o que pode explicar por que habilidades verbais são muitas vezes mais fortes nas mulheres."

FONTE: Academia Europeia de Neuropsychopharmacology (ECNP). (2015, 31 de agosto). Testosterone changes brain structures in female-to-male transsexuals. Science Daily. Acessado 01 de setembro de 2015 a partir de www.sciencedaily.com/releases/2015/08/150831001124.htm

Outras do Blog

Tags

Efeitos hormonais, Hormônio sexual, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Minicurso Introdução à terapia do esquema

de 16/02/2024 até 24/02/2024 - Rua João de Almeida, 735 - Estoril, BH - MG

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69