Tocar música pode desenvolver os cérebros das crianças. - Sinopsys Editora
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Tocar música pode desenvolver os cérebros das crianças.

28 de Abril de 2015

As crianças que tocam violino ou piano podem estar aprendendo mais do que apenas Mozart. A equipe de psiquiatria infantil da Universidade de Vermont, nos EUA, descobriu que o treinamento musical pode também ajudar as crianças a centrarem sua atenção, controlarem suas emoções e diminuírem sua ansiedade. Sua pesquisa é publicada no Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry.

James Hudziak, MD, professor de psiquiatria e diretor do Centro para Crianças, Jovens e Famílias de Vermont, e seus colegas Matthew Albaugh, Ph.D., e a estudante assistente Eileen Crehan definem seu estudo como "a maior investigação da associação entre tocar um instrumento musical e o desenvolvimento do cérebro".
A pesquisa segue o trabalho de Hudziak com os Institutos Nacionais de Saúde e Ressonância Magnética (MRI), em um estudo do desenvolvimento normal do cérebro. Usando a sua base de dados, a equipe analisou as imagens do cérebro de 232 crianças e jovens com idades entre 6 e 18.
É esperado que o córtex das crianças - a camada mais externa do cérebro -mantenha alterações na espessura. Em análise prévia dos dados de ressonância magnética, Hudziak e sua equipe descobriram que o espessamento ou o afinamento cortical em áreas específicas do cérebro refletiram a ocorrência de ansiedade e depressão, problemas de atenção, agressividade e problemas de controle de comportamento, mesmo em crianças saudáveis - aquelas sem diagnóstico de um distúrbio ou doença mental. Após este estudo, Hudziak queria ver se uma atividade positiva, como a formação de música, iria influenciar esses indicadores no córtex.
O estudo apoia a Abordagem Baseada em Família de Vermont, um modelo de Hudziak criado para estabelecer que a totalidade do ambiente de uma pessoa jovem - pais, professores, amigos, animais de estimação, atividades extracurriculares - contribua para a sua saúde psicológica. "A música é um componente crítico no meu modelo", diz Hudziak.
Os autores encontraram evidências do que eles esperavam - que tocar música alterou as áreas motoras do cérebro, porque a atividade exige controle e coordenação do movimento. Ainda mais importante para Hudziak foram as mudanças nas áreas de regulação do comportamento do cérebro. Por exemplo, a prática de música influencia na espessura da parte do córtex que se relaciona com "funcionamento executivo, incluindo a memória de trabalho, controle da atenção, bem como a organização e planejamento para o futuro", escrevem os autores.
A formação musical de uma criança também parece correlacionar-se com a espessura cortical em "áreas do cérebro que desempenham um papel crítico no controle de inibição, bem como os aspectos de processamento de emoções". Os resultados reforçam a hipótese de Hudziak, de que um violino pode ajudar a batalha de uma criança com distúrbios psicológicos ainda melhor do que um frasco de comprimidos. "Nós tratamos as coisas que resultam de coisas negativas, mas nunca tentamos usar coisas positivas como tratamento", diz ele.
Tal abordagem pode revelar-se difícil de realizar. De acordo com os autores do estudo, a investigação do Departamento de Educação dos Estados Unidos indica que três quartos dos alunos do ensino médio "raramente ou nunca" têm aulas extracurriculares na música ou nas artes.
"Tais estatísticas, quando tomadas no contexto dos nossos resultados de neuroimagem presentes", escrevem os autores, "sublinham a importância vital de se encontrar maneiras novas e inovadoras para tornar o treinamento da música mais amplamente disponível para os jovens, com início na infância".
FONTE: University of Vermont. (2014, December 23). Could playing Tchaikovsky`s `Nutcracker` and other music improve kids` brains?. ScienceDaily. RetrievedMarch 25, 2015 from 
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Tags

Crianças, Treinamento musical, Desenvolvimento do cérebro, Terapia Cognitivo-Comportamental

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