TOD: principais comorbidades associadas - Sinopsys Editora
51 3600.6699 Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).
Olá, Faça seu login

Informe seu e-mail para que uma nova senha seja enviada

Voltar
0
0
TOD: principais comorbidades associadas

TOD: principais comorbidades associadas

11 de Janeiro de 2023

O transtorno de oposição desafiante (TOD) costuma estar associado a outras condições, como o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e o transtorno de conduta (TC), embora os transtornos do humor também sejam comuns. Podem coexistir, ainda, uso de substâncias e outros problemas comportamentais.

O TDAH é uma das comorbidades mais comuns, ocorrendo em 14% a 40% das crianças com TOD. Os sintomas do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade podem preceder os de TOD, e os pequenos com sintomas mais desafiadores são mais propensos a terem TDAH em comorbidade.

Além disso, pesquisadores já encontraram pistas de que o TDAH como comorbidade do TOD pode aprofundar determinadas características, tais como a hiperatividade e a impulsividade. Outra informação importante é que os estudiosos acreditam no fato de que o TDAH possa ser um fator de risco para o TOD.


CONDUTA


Estudos apontam que o transtorno de conduta (TC) pode acompanhar o transtorno de oposição desafiante em até 42% das pessoas com o distúrbio. TDAH ou transtorno de conduta em comorbidade com o TOD agravam os problemas comportamentais e aumentam a possibilidade do surgimento de transtornos de humor, assim como o risco de abuso de substâncias.

Ainda no que diz respeito ao transtorno de conduta, é possível destacar que os casos de transtorno de oposição desafiante envolvendo essa condição tendem a aparecer com mais frequência em meninos a partir dos 10 anos de idade.

Os sintomas preponderantes são: excesso de brigas, atos de crueldade física, ausência de sentimento de culpa e remorso, atitudes violentas e desafiadoras, egoísmo, prática de bullying, propensão a mentir e a trapacear e problemas de relações interpessoais.


ANSIEDADE E BIPOLARIDADE


Embora os transtornos de ansiedade não representem uma parcela considerável das pessoas diagnosticadas com TOD, é possível sua manifestação. Nesse caso, as características mais marcantes são agitação excessiva, dificuldade para se concentrar, irritabilidade e distúrbios do sono.

Os casos de transtorno bipolar associados ao transtorno de oposição desafiante também merecem destaque, mas um detalhe não pode ser desconsiderado: os primeiros sintomas da bipolaridade surgem na pré-adolescência. De acordo com estudos, na infância, não há muitos relatos de TB.

As características do transtorno bipolar de início pré-puberal são irritabilidade, ciclagem rápida, baixa recuperação entre os episódios, altas taxas de comorbidades com TDAH e com TOD.


DEPRESSÃO


Assim como a ansiedade, a depressão pode estar associada ao transtorno de oposição desafiante e se desenvolver já na infância. Segundo pesquisa, até 14% das pessoas com TOD também têm ansiedade e 9% têm transtorno depressivo. Outro estudo aponta taxas ainda mais altas: pelo menos 50% dos participantes com TOD apresentam ansiedade ou depressão.

Indivíduos com transtorno de oposição desafiante que têm sintomas de raiva e irritação correm maior risco de desenvolverem transtornos de humor, enquanto aqueles com sintomas argumentativos, desafiadores e vingativos têm maior risco de desenvolver transtorno de conduta.


RECURSO TERAPÊUTICO


Baralho do transtorno de oposição desafiante: psicoeducando e monitorando o TOD
Com o intuito de abordar pensamentos, emoções e comportamentos disfuncionais presentes no quadro, o “Baralho do transtorno de oposição desafiante: psicoeducando e monitorando o TOD” é uma ferramenta com a qual a criança e o adolescente podem ser psicoeducados de maneira lúdica e interativa sobre os principais sintomas, as dificuldades e os comportamentos disfuncionais desse transtorno.

De autoria das psicólogas Luciana Tisser e Marianna Leão Soares e publicado pela Sinopsys Editora, o baralho também pode ser utilizado na psicoeducação dos pais, para que compreendam melhor os sintomas de seus filhos.

O recurso terapêutico tem como público-alvo psicólogos e clínicos que trabalham com pacientes nas faixas etárias que vão dos 4 aos 17 anos.

Baralho do transtorno de oposição desafiante: psicoeducando e monitorando o TOD
Outras do Blog

Tags

Transtorno de oposição desafiante, TOD, TCC, terapia cognitivo-comportamental, TDAH, transtorno de conduta, transtornos de humor, abuso de substâncias, ansiedade, bipolaridade, depressão

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
O que deseja fazer agora?