Trabalhadores de saúde mental não reconhecem o seu próprio esgotamento
24 de Fevereiro de 2015
Alguns trabalhadores de saúde mental têm dificuldade de reconhecer seu próprio cansaço e mesmo quando o fazem eles lutam para não admiti-lo. É o que aponta estudo apresentado pela pesquisadora doutoranda Marieke Ledingham na conferência anual da Divisão de Psicologia Ocupacional da Sociedade Britânica de Psicologia.
Cinquenta e cinco trabalhadores de saúde mental (enfermeiros de saúde mental, psicólogos, terapeutas ocupacionais de saúde mental, assistentes sociais, psiquiatras e conselheiros) escreveram sobre suas experiências em um questionário qualitativo sobre suas crenças, atitudes e percepções sobre o burnout e como elas podem afetar seu bem-estar no trabalho. Além disso, doze participantes foram entrevistados em profundidade. Os participantes eram trabalhadores predominantemente mais velhos, 60% tinham 40 anos de idade ou mais, incluindo 33% com mais de 50 anos de idade.
A análise mostrou que muitos relataram que sofrem de burnout e se sentem funcionários mais fracos ou menos capazes por causa disso. Alguns também relataram que, mesmo quando eles reconheceram o seu esgotamento, eles tendem a culpar-se e é muito difícil comunicar a terceiros, por medo de ser julgados negativamente.
Ledingham concluiu: "É preocupante que alguns achem difícil reconhecer burnout em si até que os sinais de esgotamento físico e emocional afetem seu trabalho." Ela acrescenta: "Um ponto interessante constatado foi de que o burnout reduziu a saúde física, mental e competência no trabalho, assim como reduziu a capacidade de reconhecer que eles estavam sofrendo de burnout. Portanto, uma vez que o processo de esgotamento começou, eles ficaram menos propensos a buscar apoio e mais propensos a ignorar os sinais de alerta. Vários comentaram sobre a ironia de ser um trabalhador de saúde mental e ainda não ser capaz de reconhecer os sintomas de estresse, ansiedade e depressão em si."
"As organizações devem tentar ajudar a equipe a reconhecer os seus sintomas e procurar tratamento. Eles têm um dever de cuidado para o indivíduo que é incapaz de ver a sua própria situação, quer devido a expectativas irrealistas ou de carga de trabalho insalubre ou fatores fora do controle do empregador."
FONTE: British Psychological Society (BPS). (2015, January 9). Mental health workers don`t recognize their own burnout. Science Daily. Retrieved January 13, 2015 from