Transtorno bipolar: o que é e quais os principais sintomas? - Sinopsys Editora
0
Transtorno bipolar: o que é e quais os principais sintomas?

Transtorno bipolar: o que é e quais os principais sintomas?

15 de Fevereiro de 2024

O transtorno bipolar (TB) é uma condição psiquiátrica caracterizada por alterações graves de humor e que afeta 1,8% da população segundo a American Psychiatric Association (APA).


Envolve períodos de humor elevado e de depressão (polos opostos) intercalados por períodos de remissão. Está associado a sintomas físicos, cognitivos e comportamentais específicos.


O transtorno bipolar prejudica a capacidade de funcionamento da pessoa no trabalho, nos estudos e na interação social, sendo significativo o risco de suicídio.


Entretanto, estados de hipomania são, às vezes, adaptativos, porque podem produzir funcionamento de alta energia, criativo, confiante e social supernormal.



Diagnóstico


De acordo com o ‘Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais’ (DSM) da APA, o transtorno bipolar se diferencia em dois principais tipos: bipolar I, em que a elevação do humor é grave e persistente (mania), e bipolar II, em que a elevação do humor é mais branda (hipomania).


O diagnóstico envolve a identificação de sintomas de mania ou hipomania e da avaliação do curso longitudinal da doença.


A duração e a frequência dos ciclos variam entre os pacientes. Há quem tenha apenas alguns ao longo da vida, ao passo que outros têm quatro ou mais episódios ao ano (formas de ciclagem rápida).


Apenas alguns indivíduos alternam entre mania e depressão durante cada ciclo; na maioria dos ciclos, um ou outro predomina.



Causas e tratamento


As causas exatas do transtorno bipolar são desconhecidas, mas hereditariedade, mudanças nos níveis cerebrais de neurotransmissores e fatores psicossociais podem estar envolvidos.


O tratamento do transtorno bipolar depende das manifestações e de sua gravidade, mas envolve tipicamente estabilizadores do humor e/ou antipsicóticos de segunda geração.


Paralelamente ao uso de fármacos, é indicada a psicoterapia. Uma das abordagens psicológicas mais eficazes é a terapia cognitivo-comportamental (TCC), pois ajuda a controlar os sintomas e a desenvolver novas maneiras de lidar com o problema, reduzindo o risco de crises.



Leitura


O livro ‘O que você precisa saber sobre transtorno bipolar e tem medo de perguntar’ tem como objetivo apresentar informações e orientações pautadas na literatura científica acerca do TB a fim de desmitificar tabus e mitos.


Por meio de linguagem clara, objetiva e acessível a todos que tenham interesse em entender um pouco mais sobre o assunto, incluindo pacientes e sua rede de apoio, esta obra explora o que se sabe sobre as causas do transtorno, suas características, seus subtipos, os sintomas apresentados, os impactos no sistema nervoso central e os tratamentos mais indicados.


De autoria dos psicólogos Márcio Englert Barbosa e Rodrigo Machado Rodrigues e publicado pela Sinopsys Editora, faz parte da coleção ‘O que você precisa saber e tem medo de perguntar’, que visa esclarecer para não especialistas aspectos relacionados a transtornos mentais e outros assuntos comuns nos consultórios.


 O que você precisa saber sobre transtorno bipolar e tem medo de perguntar



Outras do Blog

Tags

transtorno bipolar, TCC, terapia cognitivo-comportamental, psicoterapia, alterações de humor, depressão, mania, hipomania

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?