Transtornos de Aprendizagem na vida adulta além do âmbito acadêmico. - Sinopsys Editora
>> 
Pré-venda - Como formular casos   Clique aqui  
<<

0
Transtornos de Aprendizagem na vida adulta além do âmbito acadêmico

Transtornos de Aprendizagem na vida adulta além do âmbito acadêmico

09 de Setembro de 2021


Os Transtornos de Aprendizagem na vida adulta, além de atrapalharem o processo de aquisição e de interpretação do conhecimento no âmbito acadêmico, resultam em dificuldades nas tarefas do cotidiano, seja em casa, no trabalho ou na rua.

Em geral, as pessoas não costumam compreender porque calcular, escrever e/ou ler é complicado para alguns indivíduos. Elas julgam que os erros ou a demora para executar determinadas atividades como ineficiência, má vontade ou preguiça.

Sendo assim, indivíduos com Transtornos de Aprendizagem na vida adulta sentem-se mal e, não raro, se enxergam como inferiores e acreditam merecer o rótulo de incapazes.

O que eles não sabem é que sua dificuldade pode estar relacionada à ausência de diagnóstico de um desses distúrbios, atribuindo seus erros e inaptidões à sua personalidade.

Quando o diagnóstico e o tratamento não são feitos na infância, o indivíduo cresce com esse déficit e aprende a conviver com ele. O que também pode acontecer é o diagnóstico errado e o consequente tratamento inadequado.

SINTOMAS


Os sintomas dos Transtornos de Aprendizagem na vida adulta são variados e vão além dos portões da escola ou da faculdade, abrangendo atividades profissionais e demais tarefas diárias.

A dificuldade de concentração é um deles, ou seja, manter o foco em um único objeto por período prolongado requer muito esforço. Os pensamentos mudam de direção durante o estudo ou ao receber instruções, assistir a vídeos ou filmes e fazer leituras.

Dispersar-se durante conversas também é característica de quem não consegue manter a concentração.

Dificuldade para fazer contas, mesmo as mais simples, também está entre os sintomas de Transtornos de Aprendizagem na vida adulta. Assim como dificuldade para reconhecer os números, identificar quais possuem maior valor em uma equação e compreender a função de alguns deles.

LEITURA


Ler com muito esforço é outro sintoma: as palavras parecem se embaralhar e uma frase precisa ser lida diversas vezes para que a pessoa consiga distinguir as letras e prosseguir com a leitura.

Outra característica é a interpretação de texto equivocada, ou seja, o indivíduo demora para conseguir identificar os argumentos, as metáforas e os fatos apresentados. Dessa forma, preencher documentos ou dar início a um procedimento burocrático é penoso.

Dificuldade para organizar os pensamentos para escrever também está entre os sintomas de Transtornos de Aprendizagem na vida adulta.

Nesse caso, a pessoa leva tempo para escrever seus próprios pensamentos e impressões, bem como fazer um resumo do que acabou de aprender. Tem, ainda, dificuldade para se lembrar de vocabulário e compreender regras ortográficas. Além disso, erros são frequentes em seus textos.

MEMÓRIA


A memória é uma função cognitiva essencial do processo de aprendizagem. Não conseguir se lembrar de fatos adquiridos por meio de leituras ou de vídeos também evidencia Transtornos de Aprendizagem na vida adulta.

Sendo assim, quanto mais teórico o conteúdo for, mais esforço a pessoa faz para se lembrar dos seus componentes. Na profissão, ela não consegue se lembrar com exatidão de instruções de superiores ou das etapas para executar uma tarefa. Dessa forma, tende a cometer mais erros que outros funcionários.

Embora mais comum em crianças, a dispraxia motora também está entre os sintomas de Transtornos de Aprendizagem na vida adulta. Trata-se de uma condição marcada pela inabilidade de coordenar os músculos que interfere na execução de afazeres diários, como comer, falar ou andar.

Nos mais velhos, os sintomas de Transtornos de Aprendizagem na vida adulta incluem dificuldade de planejamento e de organização, problemas de memória, senso de direção inadequado, distração excessiva, muita ou pouca sensibilidade para identificar cheiros, temperaturas, sabores e/ou barulhos.

Outras do Blog

Tags

Psicopedagogia, Transtornos de Aprendizagem, Neuropsicologia, Psicoterapia, Autoestima, Cotidiano, Memória, Leitura.

Mais

Vistos

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Evento Sergipano sobre TDAH

de 24/02/2024 até 24/02/2024 - Hotel Arcus - Aracaju

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69