Transtornos de Aprendizagem na vida adulta e a Psicopedagogia - Sinopsys Editora
>> 
Pré-venda - Como formular casos   Clique aqui  
<<

0
Transtornos de Aprendizagem na vida adulta e o papel da Psicopedagogia

Transtornos de Aprendizagem na vida adulta e o papel da Psicopedagogia

09 de Setembro de 2021

As consequências dos Transtornos de Aprendizagem na vida adulta podem ser limitantes, frustrantes e algumas vezes embaraçosas. Por isso, é importante que tais distúrbios sejam devidamente diagnosticados e tratados. É quando entra em cena a Psicopedagogia.

Os erros cometidos em razão de um déficit no processo de aprendizagem atraem atenção indesejada de quem não entende os problemas enfrentados pelo outro.

Além disso, a pessoa com dificuldade não compreende porque é tão difícil para ela concluir determinadas atividades quando, para os outros, tudo parece ser mais fácil.

As constantes frustrações que afetam indivíduos com Transtornos de Aprendizagem na vida adulta acabam desestimulando sua dedicação aos estudos, aos empregos e às oportunidades interessantes que eventualmente surgem.

Há, no entanto, tratamento para esses problemas por meio do atendimento psicopedagógico. A Neuropsicologia também pode ser uma opção viável caso as funções cognitivas do paciente estejam muito prejudicadas.

DÉFICITS


Os Transtornos de Aprendizagem na vida adulta se caracterizam por qualquer problema encontrado no processo de aprendizagem. Podem estar ligados à habilidade para fazer cálculos, interpretar um texto, escrever, fazer trabalhos manuais, se expressar com coerência, entre outros.

Quando essas habilidades apresentam déficits, o processo de aprender é mais penoso. A pessoa com dificuldade pode repudiar os momentos de estudo e, ainda, não ter confiança para atividades comuns do dia a dia, assim como para ingressar e permanecer no mercado profissional.

Tais dificuldades precisam ser investigadas de forma completa por um psicopedagogo. Desse modo, é possível determinar se estão conectadas a Transtornos de Aprendizagem na vida adulta e definir o tratamento adequado.

AVALIAÇÃO


Cabe a esse profissional fazer uma avaliação psicopedagógica do perfil das pessoas com problemas em aprender a partir de consultas clínicas e testes.

O resultado dessa avaliação vai indicar a existência de Transtornos de Aprendizagem na vida adulta ou de uma condição psicológica que também interfere no processo de aprendizagem.

Alguns distúrbios psicológicos afetam diretamente a capacidade de concentração e de reter informação das pessoas, dificultando o aprendizado.

Entretanto eles não têm associação direta com a aprendizagem. Outros sintomas, como mudanças de humor, pensamentos desconexos e pessimismo, também estão presentes nesses casos.

Caso a condição identificada não esteja entre os considerados Transtornos de Aprendizagem na vida adulta, o psicopedagogo faz o encaminhamento ao psicólogo, uma vez que transtornos como depressão, ansiedade, bipolaridade e outros distúrbios psicológicos são tratados com psicoterapia.

TÉCNICAS ESPECÍFICAS


No entanto, para solucionar problemas ligados inteiramente ao processo de aquisição de conhecimento, o psicopedagogo inicia o tratamento mediante aprovação do paciente. Consiste no atendimento psicoterapêutico aliado a técnicas pedagógicas específicas.

O atendimento é personalizado de acordo com a faixa etária e as dificuldades apresentadas pelo indivíduo. Ao longo do tratamento, a autoestima e a autoconfiança também são trabalhadas.
Outras do Blog

Tags

Psicopedagogia, Transtornos de Aprendizagem, neuropsicologia, psicoterapia, autoestima.

Mais

Vistos

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Evento Sergipano sobre TDAH

de 24/02/2024 até 24/02/2024 - Hotel Arcus - Aracaju

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69