As consequências dos Transtornos de Aprendizagem na vida adulta podem ser limitantes, frustrantes e algumas vezes embaraçosas. Por isso, é importante que tais distúrbios sejam devidamente diagnosticados e tratados. É quando entra em cena a Psicopedagogia.
Os erros cometidos em razão de um déficit no processo de aprendizagem atraem atenção indesejada de quem não entende os problemas enfrentados pelo outro.
Além disso, a pessoa com dificuldade não compreende porque é tão difícil para ela concluir determinadas atividades quando, para os outros, tudo parece ser mais fácil.
As constantes frustrações que afetam indivíduos com Transtornos de Aprendizagem na vida adulta acabam desestimulando sua dedicação aos estudos, aos empregos e às oportunidades interessantes que eventualmente surgem.
Há, no entanto, tratamento para esses problemas por meio do atendimento psicopedagógico. A Neuropsicologia também pode ser uma opção viável caso as funções cognitivas do paciente estejam muito prejudicadas.
DÉFICITS
Os Transtornos de Aprendizagem na vida adulta se caracterizam por qualquer problema encontrado no processo de aprendizagem. Podem estar ligados à habilidade para fazer cálculos, interpretar um texto, escrever, fazer trabalhos manuais, se expressar com coerência, entre outros.
Quando essas habilidades apresentam déficits, o processo de aprender é mais penoso. A pessoa com dificuldade pode repudiar os momentos de estudo e, ainda, não ter confiança para atividades comuns do dia a dia, assim como para ingressar e permanecer no mercado profissional.
Tais dificuldades precisam ser investigadas de forma completa por um psicopedagogo. Desse modo, é possível determinar se estão conectadas a Transtornos de Aprendizagem na vida adulta e definir o tratamento adequado.
AVALIAÇÃO
Cabe a esse profissional fazer uma avaliação psicopedagógica do perfil das pessoas com problemas em aprender a partir de consultas clínicas e testes.
O resultado dessa avaliação vai indicar a existência de Transtornos de Aprendizagem na vida adulta ou de uma condição psicológica que também interfere no processo de aprendizagem.
Alguns distúrbios psicológicos afetam diretamente a capacidade de concentração e de reter informação das pessoas, dificultando o aprendizado.
Entretanto eles não têm associação direta com a aprendizagem. Outros sintomas, como mudanças de humor, pensamentos desconexos e pessimismo, também estão presentes nesses casos.
Caso a condição identificada não esteja entre os considerados Transtornos de Aprendizagem na vida adulta, o psicopedagogo faz o encaminhamento ao psicólogo, uma vez que transtornos como depressão, ansiedade, bipolaridade e outros distúrbios psicológicos são tratados com psicoterapia.
TÉCNICAS ESPECÍFICAS
No entanto, para solucionar problemas ligados inteiramente ao processo de aquisição de conhecimento, o psicopedagogo inicia o tratamento mediante aprovação do paciente. Consiste no atendimento psicoterapêutico aliado a técnicas pedagógicas específicas.
O atendimento é personalizado de acordo com a faixa etária e as dificuldades apresentadas pelo indivíduo. Ao longo do tratamento, a autoestima e a autoconfiança também são trabalhadas.