Transtornos de Aprendizagem: quais os mais comuns? - Sinopsys Editora
0
Transtornos de Aprendizagem: quais os mais comuns?

Transtornos de Aprendizagem: quais os mais comuns?

19 de Julho de 2021

Os Transtornos de Aprendizagem são distúrbios do neurodesenvolvimento que, normalmente, aparecem cedo na infância. Podem ser definidos como dificuldades persistentes em habilidades acadêmicas básicas - leitura, escrita ou cálculos matemáticos - sem relação com deficiências sensoriais ou intelectuais e que acarretam prejuízos significativos na funcionalidade da pessoa e no desempenho escolar.

De acordo com a Associação Americana de Psiquiatria, 5% a 15% das crianças em idade escolar e cerca de 4% dos adultos têm Transtornos de Aprendizagem. Tais distúrbios afetam a capacidade do cérebro de assimilar as informações tanto verbais (escrita ou falada) quanto não verbais (gestos, expressões faciais, tom de voz, postura corporal).


As influências genéticas contam, e outras causas possíveis são doenças maternas ou uso de drogas tóxicas durante a gestação, complicação durante a gravidez ou no trabalho de parto e problemas neonatais, tais como prematuridade, baixo peso, icterícia grave e asfixia perinatal.

Fatores potenciais pós-natais incluem exposição a toxinas ambientais, infecções do sistema nervoso central, neoplasias e seus tratamentos, trauma, desnutrição e isolamento ou privação social grave.

Se não forem adequadamente diagnosticados, os Transtornos de Aprendizagem podem gerar problemas a vida toda para o indivíduo, tais como baixo rendimento e abandono acadêmico, baixa autoestima, depressão e dificuldades para encontrar ou manter um emprego.

DISLEXIA


Um dos principais tipos de Transtornos de Aprendizagem é a Dislexia. Caracteriza-se pela dificuldade de leitura e escrita. Entre os sintomas, destacam-se lentidão na aprendizagem, dificuldade de concentração, palavras escritas de forma estranha, dificuldade de soletrar, troca de letras por sons ou grafias parecidas, dificuldade de ler em voz alta e compreender.

DISCALCULIA

A Discalculia é outro tipo e caracteriza-se pela dificuldade de fazer cálculos matemáticos e de entender conceitos numéricos. Entre os sintomas, sobressaem-se as dificuldades na identificação visual e auditiva de números, para contar, entender as horas e as moedas, estimar medidas, assim como a confusão dos sinais matemáticos e problemas de lateralidade.

DISORTOGRAFIA


Também entre os Transtornos de Aprendizagem está a Disortografia, um distúrbio de linguagem que afeta principalmente a escrita, geralmente cheia de erros gramaticais cometidos repetidamente, sendo um dos mais comuns o esquecimento de algumas letras em uma palavra.

Como as pessoas que têm esse transtorno não dominam a ortografia, elas têm dificuldades para ler um texto. Dependendo da gravidade dos sintomas, podem ser incapazes de entender as palavras.

DISGRAFIA


Por sua vez, a Disgrafia é o transtorno que afeta a habilidade de escrever. Pode aparecer como uma dificuldade com ortografia, caligrafia e problemas para colocar pensamentos no papel.

A pessoa tem dificuldade para converter os sons da linguagem em forma escrita. Por isso, pode escrever as letras ao contrário, ter dificuldade em lembrar como as letras são formadas ou quando usar letras maiúsculas ou minúsculas.

Também tem dificuldade para formar frases, usar a pontuação correta. As letras ficam deformadas, com espaçamentos irregulares. Pode haver, ainda, inversões e rotações das letras ou letras sobrepostas, além de espaçamento inconsistente entre as palavras.

CONDIÇÕES


Existem condições que não são consideradas Transtornos de Aprendizagem, mas que, da mesma forma, impactam negativamente e atrapalham o rendimento escolar. Uma delas é o Transtorno do Processamento Auditivo Central ou Disfunção Auditiva Central, que afeta as vias centrais da audição.

Sendo assim, atinge as áreas do cérebro relacionadas às habilidades auditivas e dificulta a detecção e a interpretação das informações sonoras. A pessoa ouve, mas tem dificuldades para interpretar a mensagem recebida.

Entre os sintomas, destacam-se a dificuldade de memorização em atividades diárias, não conseguir ler e escrever, fadiga nas aulas, demorar a compreender o que foi falado, falta de atenção ou distração em excesso, agitação e dificuldade para executar tarefas solicitadas.

Outra condição que não se enquadra nos Transtornos de Aprendizagem mas interfere no rendimento escolar é o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Entre os sintomas, constam desatenção, hiperatividade e impulsividade.
Outras do Blog

Tags

Transtornos de Aprendizagem, Avaliação Cognitiva, Avaliação Psicológica, Neuropsicologia

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?