Transtornos Depressivos: cuidados com pacientes em psicoterapia - Sinopsys Editora
0
Transtornos Depressivos: cuidados com pacientes em psicoterapia

Transtornos Depressivos: cuidados com pacientes em psicoterapia

28 de Julho de 2021

Os Transtornos Depressivos exigem tratamento profissional especializado. A psicoterapia tem se mostrado eficaz, sozinha ou em combinação com medicamentos, pois ajuda os indivíduos com depressão a aprenderem maneiras de lidar melhor com o transtorno e controlar seus sintomas.

Nos casos mais leves, a psicoterapia pode ser efetiva como único tratamento e, muitas vezes, os sintomas desaparecem sem a necessidade do uso de remédios. Entretanto os tratamentos com medicamentos não são opostos à psicoterapia, ambos podem ser complementares. A opção pela combinação dos dois tratamentos é a mais indicada nos casos mais graves.

ESCOLHA

A escolha do tratamento dos Transtornos Depressivos deve ser do paciente, sempre com a orientação de profissionais especializados. Qualquer opção precisa ser mantida por, pelo menos, três meses para que os resultados possam ser avaliados.

Após esse período, se não houver melhora, se deve buscar outro tratamento. O importante é procurar ajuda o quanto antes e persistir até encontrar o tratamento mais adequado para cada caso.

QUALIDADE DE VIDA


O uso de estratégias e intervenções psicoterapêuticas adequadas pode levar à recuperação dos indivíduos com Transtornos Depressivos e permitir que eles tenham melhor qualidade de vida. Os benefícios podem ter um efeito duradouro que evita o retorno dos sintomas mesmo após a alta.

Isso porque a psicoterapia pode ajudar os pacientes a identificarem eventos da vida que contribuem para a depressão e ajudá-los a encontrarem maneiras de mudar, aceitar ou se adaptar a ela.

Também pode auxiliar o indivíduo a estabelecer metas realistas para o futuro, a identificar processos de pensamento distorcidos ou comportamentos inúteis que contribuam para sentimentos de desesperança e desamparo.

Pode, ainda, contribuir para o paciente desenvolver habilidades para lidar com sintomas e problemas, assim como para identificar ou prevenir futuros episódios de depressão.

ABORDAGENS


Não existe uma única abordagem psicoterapêutica ou uma abordagem certa para o tratamento dos Transtornos Depressivos. Os terapeutas sempre devem trabalhar em estreita colaboração com seus pacientes para criar planos de tratamento sob medida para atender às suas necessidades e preocupações específicas.

Entretanto estudos demonstram que a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é efetiva no tratamento da depressão e proporciona resultados mais duradouros quando comparada ao tratamento somente com medicamentos. Isso porque ela ajuda a evitar as recorrências.

De acordo com a abordagem da TCC, a depressão é o resultado da forma negativa como as situações são entendidas pela pessoa. Devido a pensamentos e crenças distorcidas, as pessoas com Transtornos Depressivos entendem as situações como se fossem piores do que realmente são e agem de forma proporcional a esse entendimento, imaginando sempre resultados ruins para seus problemas.

O objetivo da TCC, portanto, é auxiliar o indivíduo a identificar e modificar as crenças e os comportamentos que produzem esses estados de humor e aprender novas formas de lidar com os problemas. Além disso, é um excelente meio para auxiliar na retomada das atividades e na reintegração social do paciente.
Outras do Blog

Tags

Transtornos Depressivos, Trastorno Depressivo Maior, Distimia, Humor Distímico, Psicoterapia, Terapia Cognitivo-Comportamental, TCC

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?