Psicoterapeutas infantis concordam que o trabalho clínico com crianças depende de um olhar sistêmico, que considere não apenas a criança, suas emoções, comportamento e a psicopatologia desenvolvida, mas também o ambiente e o contexto em que ela está inserida. Ou seja, quando a criança vai à terapia, ela não vai sozinha: "toda a sua família, principalmente os pais, fazem parte do problema que o terapeuta necessita compreender para poder identificar a intervenção mais adequada". (SERRA, SPRITZER, 2020, p.18).
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Considerando este contexto, ao longo dos anos tem-se ampliado a adesão ao treinamento de pais enquanto técnica terapêutica que contribui com essa perspectiva sistêmica do atendimento infantil.
Serra e Spritzer (2020, p.21) explicam que "
o treinamento de pais visa desenvolver habilidades nos cuidadores para que modifiquem e evitem comportamentos indesejados dos filhos". Ao desenvolver essas habilidades os pais ou responsáveis podem, ajudar a diminuir, por exemplo, a frequência e intensidade de crises de birra que, quando ocorrem, geram conflitos no ambiente familiar.
Trabalhar com os pais durante o processo psicoterapêutico da criança é fundamental. Como eles são os cuidadores principais, eles contribuem com o desenvolvimento de uma boa saúde emocional e para a construção de uma base segura que possibilite à criança desenvolver todo o seu potencial ao longo da vida.
Finalidades da presença dos pais na psicoterapia
Serra e Spritzer (2020) destacam que a presença dos pais ou cuidadores principais em psicoterapia assume diferentes finalidades:
- são os pais que fornecem as informações sobre a história de vida da criança, detalham o motivo da consulta e os sintomas presentes, a intensidade e o período em que surgiram. Pais são bons informantes de sintomas externalizantes como agressividade, e desatenção, entre outros, enquanto as crianças informam melhor sintomas internalizantes como ansiedade, tristeza e pensamentos negativos, entre outros.
- as informações que os pais fornecem na entrevista de anamnese são usadas, juntamente com as entrevistas com a criança e outros informantes, para constituir o ponto de partida da terapia. Este conjunto de dados permite ao terapeuta entrar em contato com o mundo da criança e conceitualizar seu caso.
- os pais também podem servir como coterapeutas durante a psicoterapia. No Brasil, na maioria dos países europeus e nos EUA as crianças costumam ter, salvo exceções, uma sessão de terapia por semana. Isso faz com que seja necessário ampliar o tempo terapêutico em casa, com a realização de atividades orientadas pelo terapeuta no restante da semana. Para isso, os pais normalmente são instruídos pelo profissional a, por exemplo, ajudar a criança nas dificuldades de regulação emocional e estimulá-la a usar as habilidades adquiridas em terapia.
Desenvolvido pelos psicólogos Rodrigo Giacobo Serra e Marcelo Goldstein Spritzer, o Baralho de Treinamento de Pais - Aprendendo a resolver dificuldades com as crianças ajuda a desenvolver nos pais estratégias e habilidades que colaborem com a modificação dos comportamentos da criança e, ao mesmo tempo, psicoeduca os pais sobre a relação dos seus pensamentos, emoções e a forma como tomam decisões a partir dos comportamentos do/a filho/a. |
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Para a aplicação desse protocolo clínico, Serra e Spritzer estabeleceram uma dinâmica de 13 passos: - Escolhendo o comportamento-problema
- Conhecendo as emoções, pensamentos e reação dos pais diante do comportamento-problema
- Explicando o modelo de terapia cognitivo-comportamental aos pais
- Despertando dissonância nos pais
- Psicoeducação das emoções e regulação emocional
- Trabalhando a Reestruturação Cognitiva
- Explicando as Chaves do Comportamento
- Estabelecendo Reforços para Trabalhar com a Criança
- Desenvolvendo um Tempo Especial para Brincar com seu Filho(a)
- Estabelecendo Consequências Desagradáveis
- Explicando a Técnica do Time Out
- Realizando o Registro Escolar dos Comportamentos-Problema
- Desenvolvendo uma Estratégia de Resolução de Conflitos diante dos Comportamentos-Problema
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