Use as músicas infantis para acessar pais e crianças durante a prática clínica - Sinopsys Editora
0

Use as músicas infantis para acessar pais e crianças durante a prática clínica

24 de Janeiro de 2020


por Jucieli Oliveira Gomes (CRP 07-27005)

Psicóloga Técnica da Sinopsys Editora


Como psicóloga infantil, sempre trabalhei com a ideia da regulação emocional. Afinal, sei o quanto saber lidar com as emoções desde cedo é importante para desenvolver um adulto saudável, que saiba identificar o que está sentindo e tomar as decisões certas, ouvindo a voz da emoção - porém, sem deixar que a emoção decida o que fazer (Caminha e Caminha, 2010).


Também entendo que era de extrema importância trabalhar com os pais as próprias emoções. Nós, adultos, não fomos ensinados a lidar com as nossas emoções e precisamos aprender isso antes de tentar ensinar aos nossos filhos. Mas, às vezes, pode ser difícil explicar isso aos pais: eles nem sempre conseguem também se colocar no lugar dos pequenos e acham que o choro é manha ou birra, até mesmo quando o filho é apenas um bebê.


Para facilitar, sempre fiz uso de recursos lúdicos como filmes, jogos, livrinhos, para trabalhar em psicoterapia. Mas somente depois da maternidade tive contato com a música para o público infantil. Foi aí que conheci o "Mundo Bita" e fiquei encantada!


As músicas têm temas importantes para o público infantil num sentido geral, sobretudo que é possível imaginar. E elas também falam sobre as emoções de um modo muito assertivo - como na música "Sinto o que sinto", que diz: 


"Sinto muito, mas eu sinto o que sinto
O meu coração não sabe se esconder
Não consigo escolher o que é que eu sinto
Mas me cabe decidir o que fazer"


Esse trecho traz uma questão básica que explicamos em psicoterapia: as emoções são inatas, não temos como bloqueá-las nem escondê-las. Afinal, elas aparecem no rubor da pele, nas expressões faciais... Mas nós podemos aprender a controlá-las e a tomar decisões adequadas, como citado em diversos livros aqui da Sinopsys Editora. 


Essa música, em especial, fala sobre as diversas emoções que temos e já entrou na minha lista de recursos que uso com os meus pequenos na clínica e com os pais também! Mas com os pais por quê? 


Quando temos uma criança em casa, essas músicas passam a fazer parte do nosso dia-a-dia e, de tanto ouvir, muitas vezes nos pegamos cantando até quando nosso filho está dormindo. Você conhece a música "Todo mundo chora"? Ela fala que é normal os bebês chorarem, seja por dor na barriga, por fome, sono ou porque um dentinho está nascendo, e reforça que quando há dor o bebê precisa de colo, apego, segurança, pois é apenas um filhotinho. Não é lindo? Esses momentos fazem parte do desenvolvimento infantil, o choro é como eles se comunicam no início da vida. Hoje indico essa música para muitos pais, para que reflitam e entendam sobre seus bebês.


E esta também não é música apenas para crianças, é para os pais também. Hoje faz parte da minha vida como mãe e, na vida profissional, como psicóloga infantil. Então fica a dica para os profissionais que trabalham com crianças. Às vezes pode ser mais difícil encontrar material para utilizar com os bem pequenos (3 e 4 anos) e estas músicas podem ser usadas, pois são feitas para eles, e também  valem para o treinamento e orientação de pais.


Ao mesmo tempo, precisamos ficar atentos ao fato de que expor os pequenos desde muito cedo a vídeos no celular é inadequado. Por isso, devemos evitar deixar nossos bebês em frente a celulares e tablets. Porém, como a música é importante para o desenvolvimento infantil, indico tocá-la para o pequeno ouvir, sem o vídeo (que tem o brilho e estímulo das telas); aos maiores podemos apresentar os vídeos como um recurso de qualidade para ensinar e aprender sobre as emoções, por um tempo controlado (uma hora por dia) em um momento específico, como a hora de relaxar, por exemplo.


Essas coisas simples eu estou aprendendo graças à minha filha, que me proporcionou o contato com este mundo além da teoria e técnica. 


Outras do Blog

Tags

Mundo Bita, Musicoterapia, Psicologia, Recurso Terapêutico

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?