Dia Mundial de Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day) - Sinopsys Editora
0

Vamos falar sobre o autismo

02 de Abril de 2018

Desde 2008, 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day). Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data promove mundialmente a atenção ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O TEA refere-se a um grupo de transtornos que afetam a comunicação e também a interação social. Além das dificuldades comunicativas e de relacionamento, pessoas com autismo podem ter interesses restritos, comportamentos repetitivos e dificuldades em aprender. 

"Os portadores do espectro autista têm dificuldade em reconhecer e demonstrar expressões e sentimentos, têm dificuldade de se colocar no lugar do outro e não conseguem perceber os seus comportamentos inadequados", afirma no livro Transtorno do Espectro Autista (clique aqui para saber mais) a psicóloga Sonia Moretti. 

A data reforça a importância do diagnóstico precoce, o que permite iniciar um acompanhamento e ajuda a dar mais qualidade de vida às pessoas com autismo, ampliando sua perspectiva da autonomia, independência, linguagem, socialização e capacidades cognitivas.

É importante que essa intervenção precoce conte com uma equipe interdisciplinar, podendo incluir profissionais da psicologia, neuropediatria, psiquiatria, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicopedagogia, entre outros, conforme cada caso. 

A data também reforça a necessidade da criação de políticas de saúde pública para o tratamento e diagnóstico do autismo, assim como a importância ao apoio e subsídio de pesquisas acadêmicas na área. 


Alguns dados sobre o autismo:

- o autismo é mais frequente do que se pensa:  segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão do governo dos Estados Unidos, a cada 110 crianças, uma é autista.

- Segundo a ONU, há no mundo mais de 70 milhões de pessoas com autismo.

Outras do Blog

Tags

autismo, TEA, Transtorno do Espectro Autista

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?