Você sabe como funciona o Código de Processamento Disciplinar? - Sinopsys Editora
0
Você sabe como funciona o Código de Processamento Disciplinar?

Você sabe como funciona o Código de Processamento Disciplinar?

28 de Dezembro de 2023

O Código de Processamento Disciplinar (CPD), instituído pela Resolução nº 11/2019 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), é o instrumento que regulamenta os trâmites dos processos disciplinares ordinários, funcionais e éticos relacionados à conduta do profissional da área.

Trata-se de um instrumento que tem como objetivo delinear para a sociedade e os psicólogos, de forma normativamente transparente, as responsabilidades e os deveres dos profissionais no que diz respeito a denúncias, investigação e apuração de fatos relativos ao descumprimento do Código de Ética e da legislação da profissão.

O CPD também tem como função balizar os julgamentos das ações investigadas e assim contribuir para a legalidade dos atos e ampliação do significado social e ético da profissão.


Funcionamento


A denúncia sobre a conduta profissional do psicólogo deve ser feita no Conselho Regional de Psicologia (CRP) do seu respectivo Estado.

As informações necessárias para isso são: nome e qualificação do denunciante; nome e qualificação do denunciado; descrição circunstanciada dos fatos; toda prova documental que possa servir à apuração do(s) fato(s) e de sua autoria.

Também são necessários a indicação dos meios de que o representante pretende se valer para provar o alegado e o interesse do representante em participar de mediação com o representado.

O Conselho Federal de Psicologia não pode receber essas denúncias, porque é um órgão de segunda instância, apto a julgar pedidos de recurso de processos já tramitados na primeira instância (os conselhos regionais).


Acesse o link do CFP sobre denúncias:

Aqui.


Histórico


O Código de Processamento Disciplinar vem sendo aprimorado ao longo dos anos. A Resolução CFP nº 14/1976 instituiu o primeiro. Essa versão foi revogada pela Resolução nº 15/1982, que vigorou por apenas um ano, sendo substituída pela nº 9/1983.

Em 1988, foi publicada a Resolução CFP nº 5/1988 e, posteriormente, a nº 6/2001, que contemplou exatamente cem artigos e vigorou até a publicação da Resolução nº 6/2007, que abriu espaço para a atual.

A versão em vigor do CPD inovou trazendo como regra a adoção de um sistema único e integrado para a tramitação dos processos nos conselhos federal e regionais de psicologia.


Reestruturação


A reestruturação das disposições normativas é outra importante alteração. O objetivo é garantir ao documento uma maior sistematicidade, facilitando sua interpretação e aplicação pelos interessados.

Na mesma linha, foram supridas certas lacunas do Código de Processamento Disciplinar anterior, solucionando-se dificuldades práticas identificadas sob a égide da normativa e conferindo-se maior operacionalidade ao instrumento.

Ainda, para conferir maior clareza e segurança na aplicação do CPD, elaborou-se um glossário contendo as definições dos termos técnicos adotados e um modelo com as informações necessárias para a elaboração da citação feita por edital.


valores nas terapias comportamentais: relação terapêutica, ética e política



Reabilitação


Além de conservar e, em alguns casos, aprimorar os institutos cuja aplicação e resultados foram positivos, incluíram-se outros que visam atribuir maior eficiência ao Código de Processamento Disciplinar.

Nesse sentido, acrescentou-se previsão detalhada do procedimento a ser seguido para a reabilitação do psicólogo que tenha tido o seu exercício profissional cassado, de modo a regulamentar a matéria em âmbito federal.

O documento também promove a reforma do sistema recursal, propondo tratamento mais detalhado do recurso ordinário. E institui o reexame necessário, que ocorrerá nas hipóteses de aplicação de penalidade de suspensão ou cassação do exercício profissional sempre que não for interposto recurso ordinário pelas partes interessadas.


Acesse aqui o Código de Processamento Disciplinar na íntegra:

Aqui.

Outras do Blog

Tags

Código de Processamento Disciplinar, CPF, Conselho Federal de Psicologia, CFP, representação ética, processos disciplinares, Código de Ética Profissional do Psicólogo, Conselho Regional de Psicologia, CRP

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?