Os alunos com dificuldades de aprendizagem geralmente fracassam na escola por não saberem utilizar seus recursos intelectuais ou cognitivos de maneira eficiente. Aqueles que conhecem as estratégias disponíveis e que são capazes de avaliar sua eficácia dispõem de uma vantagem determinante sobre os que persistem em utilizar procedimentos inadequados.O desafio desta obra é apresentar aos profissionais envolvidos na aprendizagem, professores, supervisores pedagógicos, orientadores educacionais, psicólogos escolares, psicopedagogos, uma abordagem estratégica de ajuda pedagógica com base nos conhecimentos atuais em psicopedagogia cognitiva. Esses conhecimentos ajudam a compreender, por exemplo, como estudar de forma eficaz, preparar-se para exames, resolver problemas de matemática e ler e compreender textos difíceis.A abordagem cognitiva proposta neste livro é uma das mais fecundas no acompanhamento de crianças com dificuldades de aprendizagem e possibilita aos alunos melhorarem seu desempenho escolar, dando a eles as chaves para o êxito acadêmico.
SUMÁRIO
Prefácio
Capítulo 1. Introdução
PARTE I - Fundamentos Teóricos
Capítulo 2. Por que propor uma abordagem cognitiva de remediação?
Capítulo 3. Noções teóricas de base: cognição e metacognição para os neófi tos
Capítulo 4. Manutenção das aprendizagens
Capítulo 5. Transferência e generalização das aprendizagens
Capítulo 6. Avaliação dos processos cognitivos e metacognitivos
Capítulo 7. A aprendizagem e o ensino de estratégias
PARTE II - Procedimentos Remediativos
Capítulo 8. Programas de educação cognitiva
Capítulo 9. O Programa de Aprendizagem Cognitiva Escolar Mediada (PACEM)
Capítulo 10. Ajuda estratégica em leitura
Capítulo 11. Ajuda estratégica em escrita
Capítulo 12. Ajuda estratégica em matemática
Capítulo 13. Conclusão
Referências
Anexos
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Impresso
Formato: 17,5x25,5
Páginas: 328
ISBN: 9788565848251
Ano: 2012