Acesse sua conta
Informe seu e-mail para que uma nova senha seja enviada
Laiss Bertola e Nicolle Zimmermann
ESGOTADO
SINOPSE
As tarefas de fluência verbal são amplamente conhecidas e utilizadas. No entanto, a grande sensibilidade dessas tarefas em identificar potenciais déficits cognitivos esconde uma ampla variedade de razões e justificativas para o desempenho deficitário. Essas tarefas envolvem diferentes domínios cognitivos em diferentes etapas do processamento da habilidade de produzir palavras diante de regras que limitam o comportamento.
Nesse livro abordamos o histórico dessas tarefas, o modelo cognitivo que embasa seu uso e interpretação clínica, reunimos evidências sobre seu papel em quadros clínicos, bem como suas evidências psicométricas e como extrair e reportar o melhor dessas tarefas no laudo. Disponibilizamos ainda um índice das normas nacionais já publicadas e um conjunto de normas novas de clustering e switching para idosos. Esse exemplar serve como um manual para aqueles que utilizam essas tarefas em suas práticas clínicas.
Fluência Verbal Semântica
Fluência Verbal Fonemico-Ortográfica
Outras Variações
Fluência Verbal Semântica Alternada
Fluência Verbal Livre
Fluência Verbal de Verbos ou de Ações
Tempo Estendido de Execução
Correlação Estrutura-Função
Estrutura Cerebral Partilhada
Memória Semântica
Funções Executivas
Velocidade de Processamento
Desenvolvimento
Aspectos Sociodemográficos
Lesões Cerebrais Adquiridas
Infância
Transtorno do Espectro Autista
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Transtorno Específico de Aprendizagem
Adultos
Esquizofrenia
Depressão
Ansiedade
Neurodegenerativos
Idosos
Comprometimento Cognitivo Leve
Demência por Doença de Alzheimer
Afasias Progressivas Primárias
Doença de Parkinson
Aplicação
Registro
Correção Básica
Correções aprofundadas
Sínteses e Laudo
Nicolle Zimmermann
Psicóloga (UNISINOS), mestre em Psicologia (Cognição Humana) pela PUCRS (2011-2012) e doutora em Ciências (Neuro radiologia) pela UFRJ (2014-2016). Tem diploma de doutorado reconhecido pela Universidade do Minho (Portugal). Completou o curso de Especialização em Princípios e Práticas em Pesquisas Clínicas pela Universidade de Harvard (2016) e formação em Terapia do Esquema pela Wainer Psicologia (2021). Foi supervisora e neuropsicóloga do Serviço de Neuropsicologia do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer no Rio de Janeiro (RJ) (2013-2020), onde atualmente é colaboradora de pesquisa do Programa de Epilepsia. Foi professora do curso de Graduação em Psicologia do Centro Universitário Celso Lisboa (2014-2015). Coordenou as especializações em Neuropsicologia da SAPIENS Psicologia (2014-2017) e do InTCC-Rio (2018-2019) e ministrou aulas de especializações profissionais em Neuropsicologia, em instituições como SAPIENS, IBNEURO, IPTC, PUCRS, InTCC-Rio, UFRJ, INA e Centro Universitário Celso Lisboa (anteriores). Em 2019, realizou visita profissional no Neuropsychophysiology Lab do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho, Portugal. Em 2018, realizou período de visiting fellowship e colaboração internacional no Barrow Neurological Institute (Phoenix, Arizona, EUA) sob supervisão do Dr. George P. Prigatano. Em 2010 e 2013 realizou viagens de cooperação internacional no Instituto de Geriatria da Universidade de Montréal (Canadá) em projeto com a Faculdade de Psicologia da PUCRS. Foi membro da Diretoria da Sociedade Latino-americana de Neuropsicologia (2012-2015) e membro do departamento técnico-científico da Revista Neuropsicologia Latino-americana (2009-2017). Fez parte da Equipe de Consultoria, Desenvolvimento e Validação do Programa de Alfabetização da Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação. Foi editora associada da revista Trends in Psychiatry and Psychotherapy (2020-2021). Atualmente é membro do conselho deliberativo da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNP). É membro do Grupo de Trabalho "Neuro psicologia" da Associação Nacional de Pesquisadores em Psicologia (ANPEPP) (2016-atual). Atualmente se dedica à atuação clínica, co orientação de mestrados e doutorados, mentorias para neuropsicólogos, supervisão clínica e promoção de cursos de extensão online em neuro psicologia.
Laiss Bertola
Psicóloga e Neuropsicóloga. Doutora em Medicina Molecular, com ênfase em neurociências e neuropsicologia (UFMG) com período sanduíche realizado na Columbia University (Taub Institute for Research on Alzheimer`s Disease and the Aging Brain, USA). Pós-doutorada pela USP (Faculdade de Medicina - Universidade de São Paulo). Pesquisadora de Pós-Doutorado no Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pesquisadora do Relatório Nacional Sobre a Demência no Brasil - cuidado, custos e investimento realizado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Ministério da Saúde. Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia - SBNp (Gestões 2022-2023, 2020-2021 e 2016-2017) e ex-Presidente da SBNp Jovem (Gestão 2014-2015). Membro do Grupo de Pesquisa Brazilian Neuropsychology Network (BNN). Idealizadora do canal Neuro transmissão Neuropsicologia. Autora do livro Psicometria e Estatística aplicadas a Neuropsicologia Clínica (Ed. Pearson) e da Bateria de Avaliação da Memória Semântica - BAMS (Ed. Vetor). Professora de diversos cursos de Especialização em Neuropsicologia. Desenvolve pesquisa e atua na área de neuropsicologia do envelhecimento, memória semântica, fatores modificáveis de risco e proteção, e resiliência cognitiva.
ISBN: 9786599064630
Formato: 15x21cm | 144 páginas | Peso:0,205kg
Acabamento: Brochura
Veja também
Baralho do TDAH: Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
R$ 191,70 no pix
Caderno de exercícios de comunicação não verbal
R$ 22,23 no pix
O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação não verbal
R$ 72,81 no pix
Psicometria - Teoria dos testes na psicologia e na educação
R$ 146,52 no pix