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PROHFON - PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES METAFONOLÓGICAS

OBJETIVO: O objetivo do PROHFON (Protocolo de Avaliação das Habilidades Metafonológicas) é o de avaliar as habilidades metafonológicas, que são preditoras da aprendizagem da leitura e escrita. Este protocolo é composto por 12 provas (silábicas, fonêmicas e supra-segmentais), as quais utilizam figuras a fim de evitar sobrecarga de memória. 

INDICAÇÃO E USO: o PROHFON pode ser utilizado por fonoaudiólogos, fonoaudiólogos educacionais, pedagogos e psicopedagogos que atuam na avaliação e na intervenção de escolares com queixas de problemas de aprendizagem nos contextos clínico e educacional.

Este protocolo é indicado para avaliar escolares do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, sendo possível classificar cada habilidade em "sob atenção" (habilidades a serem trabalhadas) e "esperado", de acordo com o ano escolar (aplicação coletiva e/ ou individual).

Além disso, o PROHFON traz como diferencial estudos de casos e comparação para escolares com diagnósticos de Dislexia do Desenvolvimento e de Transtornos de Aprendizagem.

MATERIAL: O PROHFON é composto por quatro cadernos: Manual de Instrução para Aplicação e Análise dos Resultados; Caderno de Aplicação Individual de dupla face (uma voltada para o Examinador com as instruções de aplicação e outra voltada para os escolares); Caderno de Aplicação (versão coletiva) e Caderno de Resposta (versão coletiva). 

AUTORAS: Giseli Donadon Germano e Simone Aparecida Capellini

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GUIA DE ATIVIDADES PRÁTICAS PARA O ENSINO DAS HABILIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
A consciência fonológica é uma competência que, muitas vezes, necessita ser ensinada, por isso é de extrema importância que se torne um aprendizado sistematizado. Assim, esse GUIA poderá auxiliar o professor em sala de aula, bem como os profissionais envolvidos com aprendizagem da leitura e da escrita, pois cada estratégia é de fácil aplicação e foi elaborada de modo a intervir nas dificuldades , que, por ventura, possam aparecer. Porém, as crianças que não apresentam prejuízos na alfabetização também poderão usufruir o conteúdo deste livro, pois ele favorecerá a aquisição e o desenvolvimento dos mecanismos envolvidos no processo de leitura e escrita.

AUTORES: Andréa Carla Machado, Suzelei Faria Bello e Elaine Cristina dos Santos

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CADERNO DE TERAPIA DA FALA TAREFAS PARA O APRENDIZADO E A AUTOMATIZAÇÃO DO [R]
É o segundo caderno da coleção Cadernos de terapia da fala. Foi elaborado para uso individual e reúne, de forma lúdica e interativa, algumas técnicas de natureza linguística e cognitiva para o aprendizado do som [r] em posição de onset medial que podem ser utilizadas com crianças a partir dos quatro anos de idade.

Trata-se de um caderno de uso individual do paciente contendo tarefas para ensinar e promover a automatização do som [r].

As tarefas propostas envolvem o trabalho de percepção (consciência do movimento fonoarticulatório, discriminação auditiva de sons verbais e não-verbais), de consciência fonológica e o treino das habilidades motoras orofaciais que devem ser selecionadas e realizadas de forma personalizada para cada paciente.

AUTORAS: Rosangela Marostega Santos, Silvana Maria Brescovici, Melissa Bernardes Toffoli e Isabela B. M. Chesini

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