Psicologia da educação virtual oferece ferramentas técnicas úteis para todos os profissionais que trabalham com educação virtual. Apresenta uma profunda análise realizada a respeito do impacto das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) sobre os processos de ensino e aprendizagem.
SUMÁRIO
Apresentação.
PARTE 1 - O Impacto das TIC Sobre a Educação e a Psicologia da Educação:
Capítulo 1. Educação e aprendizagem no século XXI: Novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades.
Capítulo 2. As tecnologias da informação e da comunicação e os processos de desenvolvimento e socialização.
Capítulo 3. A incorporação das tecnologias da informação e da comunicação na educação: Do projeto técnico-pedagógico às práticas de uso.
PARTE 2 - Fatores e Processos Psicológicos Envolvidos na Aprendizagem Virtual: Um Olhar Construtivista:
Capítulo 4. O aluno em ambientes virtuais: Condições, perfil e competências.
Capítulo 5. O professor em ambientes virtuais: Perfil, condições e competências.
Capítulo 6. Os conteúdos em ambientes virtuais: Organização, códigos e formatos de representação.
PARTE 3 - Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem:
Capítulo 7. Os ambientes virtuais de aprendizagem baseados no projetode materiais autossuficientes e na aprendizagem autodirigida.
Capítulo 8. Os ambientes virtuais de aprendizagem baseados em sistemas de emulação sociocognitiva.
Capítulo 9. Os ambientes virtuais de aprendizagem baseados na análise de casos e na resolução de problemas.
Capítulo 10. Os ambientes virtuais de aprendizagem baseados no trabalho em grupo e na aprendizagem colaborativa.
Capítulo 11. Os ambientes virtuais de aprendizagem baseados na representação visual do conhecimento.
Capítulo 12. Ambientes virtuais de aprendizagem e padrões de e-learning.
Capítulo 13. As comunidades virtuais de aprendizagem.
PARTE 4 - O Ensino e a Aprendizagem de Competências Básicas em Ambientes Virtuais:
Capítulo 14. Alfabetização, novas alfabetizações e alfabetização digital: As TIC no currículo escolar.
Capítulo 15. Ensino e aprendizado de estratégias de aprendizagem em ambientes virtuais.
Capítulo 16. Ensino e aprendizagem de competências comunicacionais em ambientes virtuais.
Capítulo 17. Ensino e aprendizagem de estratégias de busca e seleção de informações em ambientes virtuais.
AUTORES
César Coll , Carles Monereo
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Impresso
Formato: 17.5x25
Páginas: 366
ISBN: 9788536322865
Ano: 2010