Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar, 2.ed. reúne destacados profissionais da área da saúde e de áreas relacionadas ao tema para compartilhar seus conhecimentos e experiências sobre os aspectos que interferem no aprendizado e também sobre como abordar esses transtornos na prática diária.
Para tanto, o livro divide-se em três partes: Em Aprendizagem normal são contempladas informações sobre dificuldades da aprendizagem relacionadas à escola, à família e aos aspectos físicos do próprio paciente; Em Transtornos da aprendizagem são abordados problemas como dislexia, discalculia, dispraxias, disgnosias e transtornos da memória e da atenção. Nesta parte, foram incluídos três novos capítulos, os quais discutem aspectos neurobiológicos, clínicos e comorbidades dos transtornos do espectro do autismo; Em Aprendizagem e situações específicas são analisadas as possíveis repercussões que epilepsia, paralisia cerebral, deficiência mental, autismo e problemas emocionais podem ter sobre o processo de aprendizagem. Um capítulo dedicado à plasticidade cerebral e aprendizagem encerra esta importante obra que é referência indispensável para todos os profissionais que atuam na área, sejam eles médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos ou professores.
PÚBLICO-ALVO
Médicos neuropediatras, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos ou professores.
CONHEÇA O SUMÁRIO
Apresentação
Prefácio da 1ª edição
Parte 1 - Aprendizagem normal
1. Introdução
2. Anatomia da aprendizagem
3. Fisiologia e neuroquímica da aprendizagem
4. Genética da aprendizagem
5. Semiologia neuropediátrica
6. Semiologia psicológica
7. Semiologia psicopedagógica
8. Dificuldades para aprendizagem
Parte 2 - Transtornos da aprendizagem
9. Introdução aos transtornos da aprendizagem
10. Transtorno da linguagem
11. Transtornos da linguagem escrita: dislexia
12. Dislexia: visão fonoaudiológica e psicopedagógica
13. Avaliação e manejo neuropsicológico na dislexia do desenvolvimento
14. Matemática: distúrbios específicos e dificuldades
15. Dispraxias
16. Avaliação e clínica das praxias e dispraxias na aprendizagem: Mapeamento da dor gráfica
17. Disgnosias
18. Transtorno da memória
19. Transtorno de atenção: aspectos neurobiológicos
20. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: aspectos clínicos
21. Avaliação psicológica no transtorno da atenção
22. Diagnóstico neurofisiológico no transtorno da atenção
23. Transtornos da atenção: comorbidades
24. Intervenções escolares em alunos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
25. Aspectos neurobiológicos dos transtornos do espectro autista
26. Aspectos clínicos do transtorno do espectro autista
27. Comorbidades dos transtornos do espectro autista
28. Funções executivas: seu processo de estruturação e a participação no processo de aprendizagem
Parte 3 - Aprendizagem e situações específicas
29. Introdução à aprendizagem e situações específicas
30. Aprendizagem e epilepsia
31. Aprendizagem e paralisia cerebral
32. Aprendizagem e deficiência mental
33. Aprendizagem e autismo
34. Aprendizagem e problemas emocionais
35. Plasticidade cerebral e aprendizagem
Índice
DADOS TÉCNICOS
ISBN: 9788582712641
Formato: 17.5x25 cm | 512 páginas | Peso: 800g.
Ano: 2016