Avaliação neuropsicológica infantil: teoria e técnica
25 de Novembro de 2022
A avaliação neuropsicológica infantil é uma avaliação sistemática das relações entre cérebro e comportamento. Trata-se de um exame sensível que avalia todos os domínios cerebrais com uma compreensão de como eles se relacionam entre si e influenciam nas habilidades da criança, principalmente os efeitos na área escolar.
Tais domínios incluem capacidade cognitiva, atenção, aprendizagem, memória, linguagem, capacidade visuoespacial, capacidade sensório-motora, funções executivas e processos sociais e emocionais.
A avaliação neuropsicológica infantil é a avaliação de escolha, ou seja, quando pais, cuidadores, educadores e técnicos da saúde querem responder não só o que está acontecendo academicamente com a criança, mas o porquê.
Isso exige do profissional responsável elevado grau de conhecimento de neuroanatomia, fisiopatologia e psicologia. Nesse sentido, o especialista em neuropsicologia infantil distingue as particularidades tanto neurológicas quanto os fatores comportamentais e emocionais que podem afetar o funcionamento escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Para a realização de uma avaliação neuropsicológica infantil, é importante verificar os objetivos específicos, identificar a presença ou ausência de transtornos do desenvolvimento e cognitivos e dificuldades na obtenção de habilidades.
Dessa forma, é necessário haver uma atenção especial para buscar, na história de vida da criança, se houve um comprometimento cerebral, idade do início, gravidade, progressão e tipos de tratamentos feitos.
CONSTRUÇÃO
A avaliação neuropsicológica infantil é construída de forma a ser sensível para uma gama de sinais cognitivo-comportamentais apresentados no desenvolvimento típico da criança para distinguir se é uma desordem do processamento neuropsicológico.
Pode ser composta por uma ou mais entrevistas clínicas e observações do paciente e, se possível, entrevista com familiares/responsáveis, avaliação escolar e/ou registros médicos, avaliações psicológicas e/ou neuropsicológicas anteriores.
Também engloba aplicação de instrumentos neuropsicológicos que avaliem áreas do funcionamento cerebral e incluam: atenção, funções executivas, memória, linguagem, funcionamento sensório-perceptivo, habilidades visuoespaciais, habilidades motoras finas, habilidades intelectuais, desempenho acadêmico e funcionamento comportamental e emocional.
RESULTADOS
Os resultados da avaliação neuropsicológica infantil são analisados do ponto de vista quantitativo e qualitativo, ou seja, dos resultados quantitativos dos instrumentos de avaliação, assim como do comportamento no momento da avalição e das entrevistas.
Têm como base as informações oriundas de outras fontes; além da criança e da família e/ou quem cuida, da escola e de profissionais envolvidos com o menor. Se o avaliador for psicólogo, deve utilizar a resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP 007/2003) que orienta como elaborar documentos psicológicos.
LITERATURA
Pesquisadores e clínicos que estão envolvidos de alguma forma em produzir uma melhor neuropsicologia infantil brasileira estão no livro “Avaliação neuropsicológica infantil”, organizado pela psicóloga Luciana Tisser e publicado pela Sinopsys Editora.
A obra apresenta discussões importantes sobre o uso de instrumentos de avaliação comportamental e emocional, fatores cada vez mais presentes nas abordagens clínicas com a garotada.