Como diagnosticar o Transtorno de Personalidade Narcisista? - Sinopsys Editora
0
Como diagnosticar o Transtorno de Personalidade Narcisista?

Como diagnosticar o Transtorno de Personalidade Narcisista?

26 de Outubro de 2021

O principal sintoma do Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN) é a sensação exagerada da própria importância, ou seja, o paciente sente que é mais importante do que as outras pessoas e seu comportamento costuma mostrar isso. O diagnóstico, no entanto, deve seguir critérios clínicos e pode representar um desafio para os profissionais da saúde mental devido à variação das formas de apresentação da doença e à amplitude do espectro em que se insere.


Conforme o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), para o diagnóstico do TPN, os indivíduos devem ter padrão persistente de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia.


Tal padrão se caracteriza por cinco ou mais dos seguintes sintomas: sensação exagerada e infundada da sua própria importância e talentos (grandiosidade); preocupação com fantasias de realizações ilimitadas, influência, poder, inteligência, beleza ou amor perfeito; convicção de que eles são especiais e únicos e devem associar-se apenas com pessoas do mais alto calibre.


Também na lista estão necessidade de ser incondicionalmente admirado; sensação de merecimento; exploração dos outros para alcançar objetivos próprios; falta de empatia; inveja dos outros e convicção de que outros os invejam; arrogância e altivez.



Transtornos da personalidade: estudo de casos desafiadores



DIFERENCIAIS


Alguns sintomas do Transtorno de Personalidade Narcisista, no entanto, podem ser confundidos com demais transtornos e, portanto, uma parcela da população com o distúrbio pode acabar sendo diagnosticada erroneamente.


Um dos distúrbios mentais com os quais o TPN pode ser confundido é o Transtorno Bipolar (TB). Isso porque, durante as fases de mania, o paciente com bipolaridade pode apresentar sentimentos de grandiosidade e comportamento similares com os do paciente narcisista.


O TPN também pode ser confundido com o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) por conta da alta sensibilidade do indivíduo às críticas e dificuldade de regulação da autoestima.



ANTISSOCIAL


Alguns especialistas acreditam que o Transtorno de Personalidade Narcisista pertence à extremidade leve do espectro do Transtorno de Personalidade Antissocial (TPA), uma vez que ambos apresentam praticamente os mesmos sintomas.


A principal diferença, no entanto, está relacionada à impulsividade no descumprimento das leis e regras sociais. O perfil narcisista, mesmo discordando, tende a obedecê-las, enquanto o perfil antissocial costuma transgredi-las mais facilmente, envolvendo-se em atividades ilícitas com maior frequência.


Explorar os outros em seu próprio benefício é uma característica do TPA que também está presente no TPN, contudo as motivações são diferentes. Enquanto o paciente antissocial explora os outros em benefício próprio de forma generalizada, o paciente narcisista explora para manter sua autoestima e sensação de superioridade.


Por sua vez, o Transtorno de Personalidade Histriônica (TPH), assim como o Transtorno de Personalidade Narcisista, busca pela atenção dos outros. Mas a principal diferença é que o paciente com TPN quer exclusivamente a admiração das outras pessoas, enquanto o paciente com TPH não necessariamente quer ser admirado, mas sim notado de alguma forma, mesmo que de maneira negativa.


Desarmando o narcisista

Outras do Blog

Tags

TPN, narcisismo, autoestima, padrão persistente de grandiosidade, falta de empatia, superioridade, superestimação.

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?