Transtorno de Personalidade Narcisista: características e prevalência - Sinopsys Editora
0
Transtorno de Personalidade Narcisista: características e prevalência

Transtorno de Personalidade Narcisista: características e prevalência

26 de Outubro de 2021

O Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN) é caracterizado por um padrão generalizado de grandiosidade, necessidade de adulação e falta de empatia. Por trás dessa máscara de extrema confiança, no entanto, está uma frágil autoestima, vulnerável à menor crítica. Estimativas apontam que o distúrbio acomete de 2% a 6% da população e é mais comum em homens.


Na mitologia grega, o belo e excessivamente vaidoso Narciso se apaixona por si mesmo ao ver seu reflexo em uma fonte de água cristalina. Sem conseguir tirar os olhos da própria imagem, ele definha e morre por acreditar não ter seu amor correspondido. Daí vem o nome do TPN.



SUPERESTIMAÇÃO


Pessoas com Transtorno de Personalidade Narcisista superestimam suas habilidades e exageram suas realizações. Elas acreditam que são superiores, originais ou especiais. Essa superestimação de seu próprio valor e realizações muitas vezes implica subestimação do valor e das realizações dos outros.


Indivíduos com TPN estão preocupados com fantasias de grandes realizações, de serem admirados por sua inteligência ou beleza avassaladora, de terem prestígio e influência ou de experimentar um grande amor.


Sentem que devem se relacionar apenas com outros seres tão especiais e talentosos quanto eles mesmos, não com pessoas comuns.



AUTOESTIMA FRÁGIL


Como pessoas com Transtorno de Personalidade Narcisista precisam ser admiradas, sua autoestima depende da consideração positiva dos outros e geralmente é muito frágil.


Elas frequentemente observam para ver o que os outros pensam delas e avaliar o quão bem estão fazendo. São sensíveis e se chateiam com as críticas alheias e com o fracasso, o que faz com que se sintam humilhadas e derrotadas.


Sendo assim, podem responder com raiva ou desprezo e contra-atacar violentamente. Ou, ainda, se afastar ou aceitar externamente a situação em um esforço para proteger sua sensação de grandiosidade e, também, evitar situações em que podem falhar.



ESTATÍSTICAS


Alguns pesquisadores chegam a considerar uma prevalência para o TPN entre 2% e 15% da população, sendo tal janela de cálculo estendida devido à variação das formas de apresentação do transtorno e à amplitude do espectro em que se insere. Bem como ao fato de que uma parte considerável da sociedade costuma apresentar traços do transtorno sem que se configure o quadro completo, podendo confundir as estatísticas.


Tais questões, associadas ao reduzido número de pesquisas desenvolvidas sobre o tema e ao fato de que grande parte dos portadores do transtorno não costuma procurar ajuda médica, acabam por dificultar o estabelecimento de uma prevalência mais exata.



POSSÍVEIS CAUSAS


O Transtorno de Personalidade Narcisista geralmente começa na adolescência ou no início da idade adulta. Embora algumas crianças apresentem traços de narcisismo, pode ser típico da idade e não significa que elas desenvolverão uma personalidade narcisista.


Mesmo que as causas exatas do distúrbio não sejam conhecidas, estudiosos acreditam que, em crianças biologicamente vulneráveis, os estilos parentais superprotetores ou negligentes podem ter impacto. A genética e a neurobiologia também podem desempenhar um papel no desenvolvimento do TPN.



TRATAMENTO


Se não for devidamente diagnosticado e tratado o quanto antes, o Transtorno de Personalidade Narcisista pode causar sérios problemas nas diferentes áreas da vida do indivíduo, seja pessoal, profissional, acadêmica e nos relacionamentos interpessoais. Quem convive com ele, consequentemente, também é afetado.


Comorbidades são comuns em que tem TPN, entre elas, depressão, anorexia nervosa, uso abusivo de álcool ou outras drogas e demais transtornos de personalidade, como histriônico, borderline e paranoico.


O tratamento de pacientes narcisistas é feito por meio da psicoterapia, que deve ter como foco auxiliar no melhoramento de traços da personalidade que causam prejuízos. Nesse sentido, as terapias cognitivo-comportamentais têm mostrado eficácia.


Não existe um tratamento farmacológico específico para o Transtorno de Personalidade Narcisista, mas é possível que o psiquiatra prescreva medicamentos para lidar com as comorbidades.


Desarmando o narcisista

Outras do Blog

Tags

TPN, Narciso, autoestima frágil, comorbidades, autoegrandecimento, superioridade, superestimação, superproteção, negligência, psicoterapia.

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?