Como se preparar para o estágio em psicologia? - Sinopsys Editora
51 3600.6699 Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).
Olá, Faça seu login

Informe seu e-mail para que uma nova senha seja enviada

Voltar
0
0
Como se preparar para o estágio em psicologia?

Como se preparar para o estágio em psicologia?

02 de Maio de 2023

O estágio em psicologia é uma das etapas mais importantes da graduação e indispensável para a obtenção do diploma.


Tem como objetivo possibilitar ao aluno a prática do conhecimento adquirido durante o curso para, posteriormente, conquistar boas oportunidades no mercado de trabalho e exercer sua profissão com êxito.


Além disso, a fase do estágio é importante para os futuros profissionais conhecerem as diferentes áreas de atuação na psicologia e descobrirem qual delas se encaixa no seu perfil.



DÚVIDAS


É comum surgirem dúvidas quando os alunos chegam na fase do estágio em psicologia. Uma delas, por exemplo, é saber como conseguir uma vaga. Por isso, é importante que busquem o máximo de informações sobre o assunto.


Uma particularidade do estágio de psicologia é que ele é dividido em básico e supervisionado.


O básico ocorre logo nos primeiros semestres da faculdade para que o estudante tenha os primeiros contatos com a prática profissional por meio da observação.


Já no estágio supervisionado, o aluno é acompanhado todo tempo por um profissional formado na área, porque ainda não pode atender pacientes sem ser devidamente orientado.



Psicoeducação em terapia cognitivo-comportamental



QUANDO E ONDE


O estudante pode começar a procurar o estágio supervisionado em psicologia a partir do quinto semestre do curso, podendo escolher estagiar em diversos lugares, como hospitais, clínicas, escolas, empresas públicas ou privadas, bancos, ONGs, penitenciárias, varas da infância e juventude.


É importante ficar atento ao regulamento da instituição de ensino e saber quais são as documentações e os relatórios exigidos para a validação do estágio.



CLÍNICA E SOCIAL


No estágio supervisionado em psicologia, os alunos têm a opção de exercerem atividades relacionadas à psicologia clínica e à psicologia social.


O estágio em psicologia clínica é voltado totalmente ao acolhimento e à escuta do paciente. Nesse momento, o estudante tem contato direto com os pacientes e deve iniciar o acompanhamento de triagem.


Por sua vez, no estágio supervisionado em psicologia social, são desenvolvidas atividades relacionadas à intervenção comunitária por meio de orientações a fim de promover campanhas que impeçam o surgimento de futuras doenças psicológicas ou problemas de saúde pública.



Mais tarefas terapêuticas para clínica cognitivo-comportamental



COMO ENCONTRAR VAGAS


São vários os caminhos para encontrar uma vaga de estágio em psicologia. Um dos mais comuns é a busca por meio de programas que funcionam como um banco de dados para colocar jovens no mercado de trabalho. Entre eles, estão o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube).


Mas há outras opções, como passar a frequentar eventos relacionados à psicologia para conhecer novas pessoas e ampliar a rede de contatos para futuras oportunidades, ou seja, fazer networking.


Outro caminho para conseguir estágio em psicologia é ficar atento aos murais de informações e quadros de avisos da faculdade, nos quais, geralmente, são expostos os anúncios de vagas das empresas conveniadas.


Utilizar as redes sociais também é uma dica importante, pois é possível conseguir vagas de estágio em psicologia nos grupos de Facebook e LinkedIn, por exemplo. Cadastrar currículos em sites de vagas também funciona.


Outras do Blog

Tags

Estágio, estágio básico, estágio supervisionado, psicologia clínica, psicologia social

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
O que deseja fazer agora?