Desmame: a importância da preparação - Sinopsys Editora
0
Desmame: a importância da preparação

Desmame: a importância da preparação

26 de Julho de 2021

O desmame pode ser difícil tanto para a mãe quanto para o bebê, pois representa o primeiro desligamento entre eles. Visando evitar qualquer tipo de trauma a ambos é importante que haja preparação para esse momento.

Para desmamar o bebê, a mãe precisa estar segura de que o momento é o certo e buscar, aos poucos, com calma e muita sensibilidade, qual a melhor maneira de substituir este momento prazeroso, de aconchego e segurança.

O desmame é um processo que pode ocorrer de diferentes maneiras: abrupta, planejada (gradual), parcial e natural.

Natural é quando a criança decide que não vai mais mamar, que não quer mais, perde o interesse e larga o peito. Essa é a maneira mais adequada, pois todo o processo estará sincronizado com o desenvolvimento do bebê.

E quando o desmame é natural, ele pode ser gradual, ou seja, aos poucos, ou abrupto, quando, de um dia para outro, o bebê não aceita mais o peito.

As demais formas são todas por iniciativa da mãe, que deve escolher a que melhor se adapte à sua vida.

RECOMENDAÇÃO

Não existe um momento ideal. A recomendação da Organização Mundial da Saúde, assim como do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria, é de que a amamentação seja exclusiva até os seis meses e complementar pelo menos até os dois anos da criança.

Na realidade, o desmame vai depender do filho, da mãe e de seu estilo de vida. Muitas vezes, o bebê dá o sinal de que chegou a hora. Ele fica tão entretido com as novidades e comidinhas novas e com a possibilidade de descobrir o mundo engatinhando e andando que perde o interesse pelo peito.

A rotina profissional da mãe e sua capacidade física ou emocional também podem impossibilitar a amamentação. O importante é que a decisão seja tomada juntamente com o pediatra para que o processo não interfira na saúde do bebê e deixe a família feliz.

TÉCNICAS


Embora o desmame nem sempre seja fácil, existem algumas técnicas que auxiliam, uma delas é diminuir gradativamente as mamadas e substituí-las por refeições.

Tal cuidado é importante porque, ao diminuir a quantidade de vezes que o bebê mama, a produção de leite materno também vai caindo no mesmo ritmo. Assim a mãe não fica com os seios pesados e cheios de leite.

Outra técnica utilizada para o desmame é diminuir o tempo que o bebê mama em cada mamada. No entanto não se deve forçá-lo a sair do peito.

Nesse caso, é importante que a mãe mantenha o mesmo tempo de atenção antes dispensado na amamentação brincando com o filho por exemplo. Dessa forma, ele passa a associar que a mãe não é só fonte de leite, mas também de brincadeiras.

Mais uma técnica é pedir para outra pessoa, como o pai ou a avó, dar as refeições ao bebê, pois é normal para o ele associar a presença da mãe à vontade de mamar. Se ainda assim o pequeno continuar querendo mamar, a quantidade de leite que irá beber deve ser menor que a normal.

Não oferecer a mama e nem usar roupas que facilitem o acesso do bebê ao peito são outras técnicas para o desmame gradual. A partir de um ano de idade, a criança já pode comer praticamente de tudo e, por isso, se tem fome, pode comer outros alimentos em vez de mamar em determinados horários.
Outras do Blog

Tags

Desmame, Desmame Saudável, Desmame Precoce, Desenvolvimento, Amamentação, Aleitamento Materno

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?