Diferenciais da Terapia Cognitivo-Comportamental no atendimento a crianças e adolescentes - Sinopsys Editora
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Diferenciais da Terapia Cognitivo-Comportamental no atendimento a crianças e adolescentes

Diferenciais da Terapia Cognitivo-Comportamental no atendimento a crianças e adolescentes

24 de Junho de 2021

A Terapia Cognitivo-Comportamental no atendimento a crianças e adolescentes tem semelhanças com a abordagem utilizada com os adultos. Mas alguns diferenciais são muito importantes, especialmente no que diz respeito à criação de linguagens e à participação dos pais ou outros responsáveis no tratamento dos pacientes.

Diferentemente do que muitas vezes se imagina erroneamente, a Terapia Cognitivo-Comportamental no atendimento a crianças e adolescentes não é uma transposição direta das técnicas utilizadas com adultos, o que certamente não tornaria esse campo de intervenção efetivo.

Existem, no entanto, diversas semelhanças. Nesse sentido, se destacam o foco no presente, o objetivo de mudança comportamental e cognitiva e a utilização de sessões estruturadas.

Todavia a abordagem com crianças e adolescentes difere-se no que tange à intervenção, que tem como base a criação de linguagens - muitas vezes não verbais - para acessar o funcionamento cognitivo desses indivíduos.

A Terapia Cognitivo-Comportamental no atendimento a crianças e adolescentes tem outros pontos diferenciais, como a intervenção com os pais ou outros responsáveis, o que muitas vezes consiste em uma grande ou até maior parte do tratamento.

Assim sendo, o foco das intervenções em TCC com esse público, além de centrar na ativação e no entendimento das emoções - as quais os jovens têm dificuldade de diferenciar dos pensamentos -, deve trabalhar em termos de pensamentos adaptativos e não adaptativos.

COMPREENSÃO

Cada vez mais, crianças e adolescentes chegam aos consultórios buscando auxílio na TCC para problemas emocionais e comportamentais que podem acarretar prejuízos para a sua qualidade de vida e desenvolvimento subsequente.

Nesse sentido, é fundamental que os terapeutas que trabalham com essa abordagem procurem obter uma compreensão global do funcionamento desse público nos seus diversos contextos.

Também é importante que consigam identificar os aspectos ou sintomas que dificultam sua adaptação na rotina diária. Assim como o papel que os aspectos cognitivos exercem na origem desses problemas e transtornos.



AVALIAÇÃO


Ressalta-se, ainda, o caráter focal e diretivo da Terapia Cognitivo-Comportamental no atendimento a crianças e adolescentes, o qual demanda uma avaliação diagnóstica devidamente conduzida.

Consequentemente, a prática da avaliação desses indivíduos na TCC necessita que se considere alguns aspectos importantes, ou seja, a identificação e a compreensão das queixas da criança ou do adolescente e o processo de conceitualização cognitiva. Normalmente, os porta-vozes das queixas e dos sintomas são os pais ou outros responsáveis.

ANAMNESE


Também é importante a realização de uma completa entrevista de anamnese, pois é através dela que se obtém uma melhor compreensão de aspectos emocionais e psicossociais e que são planejadas e direcionadas futuras condutas.

A prática clínica demonstra que, na Terapia Cognitivo-Comportamental no atendimento a crianças, quanto mais completa for a anamnese, melhor será o planejamento e a condução do caso.

Essa etapa da avaliação permite a utilização de escalas e questionários a serem respondidos pelos próprios pacientes, pelos pais ou outros responsáveis, professores ou outros profissionais específicos que tenham contato direto com a criança ou o adolescente.

CONCEITUALIZAÇÃO


O próximo passo do tratamento consiste na conceitualização cognitiva do caso. Esse processo é fundamental para um perfeito entendimento e planejamento das práticas terapêuticas a serem trabalhadas com o paciente.

A conceitualização cognitiva na Terapia Cognitivo-Comportamental no atendimento a crianças e adolescentes denota alguns aspectos diferenciados no que se refere ao mesmo processo para pacientes adultos.

Isso porque devem ser consideradas sempre as características da criança e do adolescente, assim como a etapa do desenvolvimento em que esses pacientes se encontram e o contexto em que estão inseridos.

Como a TCC tem como foco o papel que os aspectos cognitivos exercem na etiologia das dificuldades e dos transtornos emocionais e comportamentais nas crianças e nos adolescentes, é comum a utilização de protocolos específicos no processo de conceitualização cognitiva.

DEMANDAS


De modo geral, esses protocolos procuram abarcar, principalmente, as seguintes demandas: identificação das dificuldades atuais do paciente, fatores importantes da infância, percepção que o indivíduo tem de si e dos outros e percepção que a família tem do indivíduo.

Sempre buscando identificar as principais emoções, os pensamentos e comportamentos relativos ao paciente e seus familiares, assim como as crenças relacionadas, as estratégias compensatórias e as consequências de cada situação.

Os protocolos de conceitualização cognitiva desse público devem ser revisados durante todo o processo de atendimento psicoterápico. Isso porque a Terapia Cognitivo-Comportamental no atendimento a crianças e adolescentes é um processo dinâmico e sofre alterações constantes, até de forma mais rápida que no atendimento a adultos.
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Técnicas de TCC com Crianças, Técnicas de TCC com Adolescentes, Clínica Infantil, Clínica Adolescente, Psicoterapia para Crianças e Adolescentes, Psicoterapia Preventiva

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