DSM-5 e sua importância para profissionais da saúde mental - Sinopsys Editora
0
DSM-5 e sua importância para profissionais da saúde mental

DSM-5 e sua importância para profissionais da saúde mental

05 de Abril de 2021

O DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) da APA (Associação Americana de Psiquiatria) tem um grande impacto sobre todos os profissionais da saúde mental, que precisam saber como implementar a classificação diagnóstica em sua prática clínica.

Diagnósticos objetivos e confiáveis são essenciais para orientar discussões e recomendações de intervenções terapêuticas na prática clínica. Assim como para identificar taxas de prevalência e incidência de um determinado transtorno para planejamento de serviços de saúde mental.

Além disso, ajudam a incluir ou excluir grupos de pacientes para pesquisas básicas e clínicas e documentar informações relevantes sobre a saúde pública, como taxas de mortalidade e morbidade.

APLICAÇÃO

A aplicação de métodos de classificação tem utilidades distintas de acordo com o foco que se dá ao objeto estudado, podendo servir à aplicação clínica, científica ou estatística.

Independentemente da ciência, é fundamental que se tenha clareza sobre o tipo de informação que se pode obter com cada ferramenta, fugindo, assim, da formulação de juízos distorcidos.

Em uma visão mais ampla, é possível aceitar que, apesar de existirem limitações, o uso do DSM-5 permite obter informações importantes sobre indivíduos diagnosticados com determinado transtorno mental.

É possível deduzir que pacientes com o mesmo transtorno, dividindo traços semelhantes, possam apresentar comportamentos semelhantes. Da mesma forma, nomear classes de respostas pode auxiliar na identificação de comportamentos similares entre si.

Além disso, o uso do manual da APA viabiliza a comunicação entre profissionais, fornecendo uma padronização na linguagem psiquiátrica e facilitando o diálogo entre as diferentes áreas.

O DSM-5 é grande e complexo, mas os usuários não devem se intimidar. É possível começar examinando as listas de classes e diagnósticos e estudando as diretrizes para utilização do manual. Importante concentrar-se, inicialmente, nas áreas mais apropriadas para o tipo de trabalho praticado regularmente em vez de tentar dominar o manual inteiro.
Outras do Blog

Tags

DSM-5, Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, APA, Associação Americana de Psiquiatria

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?