Habilidades sociais conjugais: uso de métodos multimodais
07 de Março de 2023
Para avaliar um caso sob enfoque cognitivo-comportamental, é fundamental a utilização de métodos multimodais para compreender a dinâmica do relacionamento conjugal que será trabalhado na sessão psicoterapêutica.
Ao fazer uma conceitualização cognitiva, reconhecer como os cônjuges interagem e quais habilidades sociais conjugais eles desempenham em grande proficiência ou em déficit é parte integrante do planejamento em intervenções.
Isso ocorre ao identificá-los, pois o terapeuta saberá em que/como deverá intervir e quais os recursos que os casais apresentam para a superação das dificuldades interpessoais no relacionamento conjugal.
A compreensão dos conceitos utilizados no treinamento de habilidades sociais também auxiliará o terapeuta na intervenção que será feita.
TRÊS FORMAS
No início do planejamento da intervenção, o terapeuta e os casais devem compreender que as habilidades sociais conjugais podem ser aprendidas e treinadas de três formas ao menos.
A primeira ocorre por modelação, ou seja, por protótipos comportamentais observáveis e copiados pelos indivíduos. No que se refere aos casais, por exemplo, ao ver um comportamento desejável (habilidade social conjugal), o(a) parceiro(a) pode desempenhar padrões semelhantes.
O uso de filmes em contextos clínicos é um dos recursos que pode promover modelos do desempenho das habilidades sociais conjugais.
A segunda forma ocorre por consequenciação/reforçamento. Ao desempenhar um comportamento socialmente competente, o(a) parceiro(a) pode reforçar o(a) outro(a) e/ou ser reforçado(a) para que esse comportamento seja mantido e aumente sua frequência.
Esse é o caso do uso de vivências e tarefas interpessoais no setting de intervenções para que os(as) parceiros(as) se reforcem mutuamente e descubram as habilidades que apresentam na relação.
INSTRUÇÕES E REGRAS
Por fim, a aprendizagem ocorre por instruções e regras, ou seja, por meio de questionamentos e descritivos verbais de como executar um determinado comportamento, como, por exemplo, dizer para o(a) parceiro(a) como comportar-se.
Além dos aspectos específicos à aprendizagem desses comportamentos, o uso de recursos terapêuticos pode ser multi-informante, ou seja, além de obter a resposta exclusiva de apenas um dos parceiros, o terapeuta pode proporcionar um momento de avaliação pareada do casal, avaliando as respostas fornecidas por ambos.
Os dados coletados nesses momentos fornecem ao terapeuta uma compreensão mais ampla sobre os possíveis déficits nessas habilidades e sobre as interpretações que os parceiros podem fazer um sobre o outro.
RECURSO
O “Baralho das habilidades sociais conjugais: avaliando e treinando habilidades com casais”, de autoria do psicólogo Bruno Luiz Avelino Cardoso e publicado pela Sinopsys Editora, fornece um conjunto de habilidades que pode ser avaliado criativamente, por meio de perguntas, no setting clínico e treinado com o foco na competência social.
O uso de técnicas como esta facilita a avaliação multimodal das habilidades sociais conjugais e favorece uma compreensão mais abrangente do repertório comportamental dos casais por meio de questões sobre as diversas classes de comportamentos fundamentais na relação entre parceiros íntimos.