O que é a terapia comportamental dialética (DBT)? - Sinopsys Editora
0
O que é a terapia comportamental dialética (DBT)?

O que é a terapia comportamental dialética (DBT)?

19 de Agosto de 2022

Desenvolvida a partir da década de 1970 pela psicóloga norte-americana Marsha Linehan, a terapia comportamental dialética, mais conhecida como DBT (do inglês dialectical behavior therapy), foi originalmente concebida para tratar pessoas cronicamente suicidas com transtorno da personalidade borderline (TPB).


Uma das principais abordagens da chamada terceira onda das terapias cognitivo-comportamentais (TCCs), a DBT atualmente tem sua efetividade comprovada no tratamento de uma série de outros transtornos, como: alimentares, relacionados ao uso de substâncias, depressivo maior, humor bipolar, estresse pós-traumático, do déficit de atenção/hiperatividade e desafiador de oposição.



TEORIA BIOSSOCIAL


A terapia comportamental dialética está baseada em uma teoria biossocial transacional da etiologia dos problemas de regulação do afeto do TPB.


Indivíduos com uma vulnerabilidade emocional biológica criados em ambientes que invalidam sistematicamente suas experiências internas e comportamentos manifestos desenvolvem déficits na capacidade e na motivação para manejar suas emoções e outros aspectos da vida.


Os programas da DBT abordam de forma abrangente esses déficits, fornecendo um tratamento multimodal em estágios que foca toda a gama de transtornos comórbidos do cliente de forma hierárquica.



TREINAMENTO DE HABILIDADES


A terapia comportamental dialética integra estratégias da TCC com aspectos da prática zen, utilizando a filosofia dialética para sintetizar essas duas perspectivas contrastantes em um conjunto coerente de princípios do tratamento.


Um dos aspectos mais conhecidos da DBT é o currículo de treinamento de habilidades. São quatro módulos divididos em dois grupos: habilidades de aceitação e de mudança. A meta é munir o paciente de ferramentas necessárias para lidar e modificar sua desregulação emocional.


No grupo de habilidades de aceitação, estão inclusos o módulo mindfulness e o módulo de tolerância ao mal-estar. Já no grupo de habilidades de mudança, constam o módulo de efetividade interpessoal e o da regulação emocional.



LIVRO


Terapia comportamental dialética

A segunda edição atualizada do livro "Terapia comportamental dialética", lançada pela Sinopsys Editora, examina as modificações recentes na estrutura da abordagem e considera evidências de pesquisa mais atuais para a teoria biossocial que fundamenta o tratamento e sua eficácia.


A obra, de autoria de Michaela Swales e Heidi Heard, destaca as características teóricas e práticas do tratamento, usando detalhados exemplos clínicos para demonstrar como a teoria se traduz na prática.


Tem como público-alvo clínicos que querem obter conhecimento sobre a abordagem antes do treinamento formal; alunos de pós-graduação em saúde mental que buscam aprender como conceitualizar problemas complexos; clínicos treinados na DBT que almejam um resumo útil do tratamento com exemplos clínicos; e clientes prestes a embarcarem nesse tratamento.


Terapia comportamental dialética


Este livro faz parte da série "Características distintivas", que convida os mais importantes clínicos e teóricos das principais terapias cognitivo-comportamentais a destacarem as características fundamentais e distintivas das abordagens que utilizam.


Coleção Características Distintivas

Outras do Blog

Tags

DBT, terapia comportamental dialética, TCC, terapia cognitivo-comportamental, teoria biossocial, treinamento de habilidades, transtorno da personalidade borderline, TPB

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?