O que é a terapia focada nas emoções (TFE)? - Sinopsys Editora
>> 
Pré-venda - Como formular casos   Clique aqui  
<<

0
O que é a terapia focada nas emoções (TFE)?

O que é a terapia focada nas emoções (TFE)?

22 de Abril de 2022

A terapia focada nas emoções (TFE) vem sendo desenvolvida nos últimos 40 anos pelo psicólogo canadense Leslie Greenberg e colaboradores, sendo reconhecida pela American Psychological Association (APA) como uma terapia baseada em evidências para depressão. Revela também desfechos positivos no tratamento de traumas complexos, transtorno de ansiedade social, transtornos alimentares e conflitos familiares e de casais.

Destacando-se pelo seu caráter integrativo, a TFE é um modelo de psicoterapia desenvolvido a partir do diálogo entre a teoria contemporânea sobre as emoções e a neurociência e pelos princípios humanistas, fenomenológicos e construtivistas, com ênfase na relação terapêutica e em intervenções vivenciais guiadas por marcadores específicos observados durante as sessões.

Temas como empatia, tendência atualizante, apego, experienciação, awareness (consciência) e transformação são revisitados e compreendidos a partir das concepções atuais sobre psicoterapia, neurociências, memória e emoções.


FORÇAS MOTIVACIONAIS


A teoria do funcionamento da TFE considera a existência de três grandes forças motivacionais humanas: uma força inata para sobreviver e prosperar, a regulação afetiva e a criação de significado.

Em vez de se pensar em diversos sistemas motivacionais e necessidades inatas preconizadas por diversos modelos de psicoterapia para explicar o comportamento humano, como autoestima, poder, apego, maestria, entre outros, a terapia focada nas emoções entende que faz mais sentido se pensar em afetos básicos relacionados à sobrevivência e ao equilíbrio e na emergência das necessidades e motivações a partir desses afetos.

Para a TFE, as emoções envolvem situações e avaliações que as pessoas fazem de suas relações com os outros, consigo mesmas e com o ambiente. Têm significados incorporados, tendências para a ação, acontecem no corpo e são simbolizadas não apenas por meio de sensações sentidas ao experenciar a emoção (nó na garganta, taquicardia, calor no peito), mas também por meio da linguagem, dos processos reflexivos e das narrativas que os indivíduos criam sobre aquilo que sentem.


SISTEMA PRIMÁRIO



Os esquemas emocionais relacionados ao processamento automático promovem rápida avaliação do que está acontecendo, gerando respostas emocionais com tendências para a ação presentes no organismo, tendo como resultado a aproximação ou o afastamento de estímulos, como situações, pessoas ou até mesmo sensações no corpo.

Depois de o processamento automático ter acontecido, as emoções são sintetizadas em torno das organizações do self.


REORGANIZAÇÃO


A terapia focada nas emoções considera que a disfunção emocional é proveniente de quatro fontes principais: da ausência de awareness, da experiência de emoções dolorosas e desadaptativas que provém de feridas passadas contidas nos esquemas emocionais, da incapacidade de regulação emocional e de problemas na construção da narrativa emocional e do significado.

A TFE tem como objetivo principal a reorganização do sistema de significados do paciente por meio de processos experienciais e relacionais desenvolvidos especificamente para acessar e transformar as emoções.


PERSPECTIVA FILOSÓFICA


A terapia focada nas emoções adota a visão construtivista dialética como perspectiva filosófica do desenvolvimento humano. Nessa visão, o self é compreendido como algo complexo, como uma organização dinâmica composta de múltiplos aspectos e em permanente processo de construção.

A ideia de self executivo e unitário é considerada algo ilusório: o que se vê como self ou identidade é o produto de diversas vozes ou polos da experiência em relação ao ambiente em constante mudança.

Internamente ocorrem disputas, diálogos, interação, gerando um senso de unidade que é produzido justamente a partir das tensões entre esses diferentes polos da experiência.

O self é, portanto, dinâmico e está em constante formação, surgindo a partir da síntese de diferentes polaridades, conflitos e vozes internas que integram diversos aspectos da experiência em um dado momento. O movimento e a mudança são, portanto, a regra básica da vida.


LIVRO


A clínica das emoções - Teoria e prática da terapia focada nas emoções
O livro "A clínica das emoções - Teoria e prática da terapia focada nas emoções" apresenta a teoria e a prática contemporânea da abordagem, resumindo décadas de pesquisas em processos de mudança.

Tem como autores os psicólogos Marco Aurélio Mendes, primeiro trainer latino-americano pela International Society for Emotion Focused Therapy, e Leslie Greenberg, o próprio criador da TFE.

Recentemente lançada pela Sinopsys Editora, a obra descreve como ocorre o trabalho com as emoções em psicoterapia, com inúmeros casos clínicos, e apresenta os modelos de funcionamento e intervenção da TFE, com o aprofundamento dos conceitos específicos.

Teoria das emoções, neurociências, memória, relação terapêutica e esquemas emocionais também são temas de interesse abordados.

A clínica das emoções - Teoria e prática da terapia focadas em emoções
Outras do Blog

Tags

Emoções, terapia focada nas emoções, TFE, Leslie Greenberg, Marco Aurélio Mendes, comportamentos, cognições, empatia, apego, experienciação, consciência, visão construtivista dialética

Mais

Vistos

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Evento Sergipano sobre TDAH

de 24/02/2024 até 24/02/2024 - Hotel Arcus - Aracaju

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69