Sinopsys Editora - Por que você precisa estudar o envelhecimento?
51 3066.3690 Horário de atendimento: De Seg a Sex das 8h30 às 18h, sem fechar ao meio dia (Exceto em feriados).

Produtos

Por que você precisa estudar o envelhecimento?

24 de Outubro de 2019

Muito falamos sobre a psicoeducação e o acompanhamento clínico de crianças e adolescentes. Mas, e os idosos, onde ficam nessa equação?


Pesquisa recentemente divulgada pela SeniorLab, consultoria de mercado voltada ao público mais maduro, baseada em dados do IBGE, aponta que até 2031 o número de brasileiros com 60 anos ou mais será maior do que o de crianças e adolescentes de zero a 14 anos. O primeiro Estado a passar por esta virada demográfica foi o Rio Grande do Sul, segundo a pesquisa. 

O amadurecimento da população se deve a fatores como a queda do número de filhos por mulher no país nas últimas décadas e a longevidade cada vez maior. É uma tendência global que, no Brasil, vem acontecendo de forma mais acelerada do que a experiência vivida em países ricos que já fizeram essa transição.  Em 1940, 4,1% da população tinha 60 anos ou mais. Hoje, corresponde a 13,8% e, em 2060, será 32,2%, praticamente um terço da população brasileira. 

Como você está se preparando para atuar junto a essas pessoas? 

Serão outras demandas, outras prioridades clínicas e, para elas, pesquisadores da área da Saúde vem se empenhando em produzir artigos acadêmicos, livros e outros recursos que possam colaborar com uma melhor formação dos profissionais que, se ainda não atendem, em breve atenderão a essa crescente população.

O primeiro livro de TCC destinado aos idosos no Brasil foi o "Terapias cognitivo-comportamentais com idosos". Ele apresenta as mudanças socioculturais, populacionais, históricas e epidemiológicas ocorridas primeiro nos países desenvolvidos e mais recentemente no Brasil, as quais mudaram a face das formas de conviver, das categorias etárias, das famílias, da velhice, das instituições sociais e da própria Psicologia.

Já o livro "Psicopatologia do adulto e do envelhecimento: atualização e prática clínica" traz as diretrizes diagnósticas das psicopatologias contemporâneas do adulto e do envelhecimento (segundo o DSM-5 e o CID-11). "O conhecimento sobre psicopatologias é fundamental para a realização de um diagnóstico adequado e, consequentemente, para a elaboração de um plano terapêutico eficaz", afirmam as organizadoras Luciana Tisser e Natália Coimbra.

Outras do Blog

Tags

Envelhecimento, Idosos, Psicologia, Psicoeducação

Mais

Vistos

Saiba antes de promoções e lançamentos

CURSO ONLINE DE MINDFULNESS

de 05/03/2020 até 23/04/2020 - Online

Ler mais Outros Eventos

51 3066.3690

Horário de atendimento:
De Seg a Sex das 8h30 às 18h,
sem fechar ao meio dia (Exceto em feriados).

copyright © 2019 Sinopsys Editora. Todos os direitos reservados Fradde Comunicação