Sexualidade: importância do papel do psicólogo
07 de Março de 2022
A sexualidade possui uma forte influência em diversas áreas da vida das pessoas, inclusive, no campo psicológico e emocional. Ela acompanha o indivíduo desde o nascimento até a velhice, estando presente em grande parte do seu comportamento.
Por isso, na esfera da saúde mental, o psicólogo que atua na área é um importante agente de ajuda e transformação em todos os aspectos que envolvem a sexualidade.
Sendo assim, esse profissional está apto a trabalhar traumas, medos, limitações, fetiches, ejaculação precoce, vício em pornografia, preconceitos e tudo mais que envolva a sexualidade do paciente, incluindo questões relacionadas à autoestima e autoimagem.
O psicólogo também pode ajudar o paciente a entender e quebrar mitos e tabus sociais que envolvem a sexualidade.
Nas consultas, entre os assuntos mais habituais envolvendo sexualidade, estão: diminuição ou ausência de desejo/capacidade sexual, diminuição ou ausência de sexo na relação, descontentamento com a performance durante o sexo, problemas com autoestima, traumas, medos e questões envolvendo homossexualidade e transexualidade.
RECURSOS
Uma importante ferramenta que vem sendo utilizada na psicoterapia quando o caso envolve a sexualidade do paciente é o "Baralho da sexualidade", publicado pela Sinopsys Editora e de autoria da psicóloga Aline Sardinha, autora da terapia cognitiva sexual.
O recurso foi lançado em 2017 visando facilitar a abordagem das questões relacionadas com a sexualidade na prática psicológica. O objetivo principal era instrumentalizar os profissionais pouco familiarizados com o tema de modo a ampliar as possibilidades de escuta e intervenção mesmo na ausência de formação específica.
A partir de então, várias ideias de utilização foram se delineando nas diferentes vertentes da prática psicológica ou mesmo em outros campos da saúde e da educação.
A partir disso, Aline decidiu organizar o livro "Aplicações práticas do Baralho da sexualidade", lançado agora também pela Sinopsys e voltado a psicólogos, profissionais da saúde e da educação.
O objetivo da obra é reunir e apresentar as técnicas desenvolvidas criativamente pelos profissionais que têm utilizado o baralho da sexualidade em sua prática profissional nos mais diversos contextos.
Dessa forma, o livro não apenas divulga as boas ideias e amplia sua implementação, mas propicia um compêndio de possibilidades de utilização dessa ferramenta.
UNIDADES
Os capítulos estão dispostos em cinco grandes unidades. A primeira foca no uso do baralho como recurso didático na formação de profissional em sexualidade; e a segunda, na avaliação e no tratamento multidisciplinar das queixas e disfunções sexuais.
Já a terceira unidade discorre sobre a abordagem da sexualidade em psicoterapia individual e de casal: possibilidades de articulação teórico-práticas, oferecendo um panorama diverso e complementar.
As próximas unidades se seguem abordando possibilidades de intervenções em sexualidade com adolescentes e famílias, encerrando com sugestões de abordagem multidisciplinar da sexualidade em contextos de saúde.