Sobre narcisistas perigosos e hipersexuais
16 de Março de 2023
Os narcisistas perigosos ou hipersexuais desafiam tanto os que estão no relacionamento com eles quanto aqueles que procuram tratá-los. O desafio é maior quando um narcisista é perigoso e também hipersexual.
Na maioria dos casos, os narcisistas perigosos e/ou hipersexuais são homens. As explicações incluem o temperamento masculino e a maior tendência à agressão, comportamentos aprendidos dos modelos masculinos primários, reforço social ou cultural e inclinações biológicas ao reagir ao estresse e à frustração quando esquemas são ativados.
Narcisistas perigosos e/ou hipersexuais nunca demonstram remorso e, em alguns casos, não apresentam sinais de uma bússola moral. Em casos extremos, podem se assemelhar a sociopatas (também conhecidos como pessoas com transtorno da personalidade antissocial), demonstrando total desrespeito ou desprezo pelos outros.
No extremo mais grave do espectro narcisista, encontra-se aquele que representa uma ameaça significativa à segurança, proteção e estabilidade da pessoa com quem tem um relacionamento íntimo, bem como de seus filhos.
ESPECTRO
Nem todos os narcisistas que se envolvem em comportamentos prejudiciais são narcisistas perigosos hipersexuais, portanto é importante determinar onde o indivíduo se localiza no espectro.
Quando as atividades enganosas de um narcisista moderado são descobertas, sua resposta provavelmente será gaguejar e se atrapalhar, depois ficar irritado e acusador e, por fim, desdenhar as preocupações da parceira.
O narcisista perigoso hipersexual vai reagir igualmente, porém com raiva mais intensa e instabilidade e com uma ausência de vergonha, remoso e vontade de mudar.
Ele também pode se tornar agressivo ou ameaçador, engajar-se em comportamento sexual cada vez mais agressivo ou demonstrar ausência completa de interesse sexual.
DECISÃO
Com um narcisista perigoso, a segurança precisa ser a primeira prioridade da parceira, especialmente se a instabilidade, a violência ou as ameaças aumentarem; se ele for persistente e sem remorso em abusar verbalmente ou emocionalmente; ou se responder à contrariedade com desdém ou ódio, além de desrespeito crônico e maus-tratos.
Muitas mulheres descrevem os comportamentos perigosos como os eventos mais desoladores e assustadores em seus relacionamentos. Mesmo que elas defendam a paz de forma suave e gentil, o narcisista perigoso pode se tornar mais cruel e ameaçador.
Em determinadas circunstâncias em um relacionamento íntimo com um narcisista perigoso, não vale a pena lutar, mesmo que a parceira tenha o poder de alavancagem. Nesses casos, uma estratégia de saída precisa ser elaborada.
Por outro lado, se a mulher acredita que seu parceiro pode ser capaz de mudar e opta por permanecer, ela não deve suportar maus-tratos.
LIVRO
O transtorno da personalidade narcisista é aprofundado no mais recente lançamento da Sinopsys Editora, o livro “Desarmando o narcisista: sobrevivendo e prosperando com o egocêntrico”, de autoria da psicóloga norte-americana Wendy Behary.
Com apresentação do psicólogo estadunidense Jeffrey Young, a obra define e ilustra diferentes tipos de narcisismo, oferece explicações sobre por que e como o TPN se desenvolve e fornece orientações e ferramentas para se relacionar de forma eficaz com essas pessoas desafiadoras.
Também ajuda os leitores a identificarem seus próprios padrões e temas de vida para que possam entender por que são atraídos por pessoas narcisistas e como podem ser acionados ou ficarem emperrados ao lidar com elas.
Foi concebida para ajudá-los não só a atravessarem as dificuldades, mas também na realização de experiências melhores e mais satisfatórias ao interagirem com egocêntricos.