Terapia do esquema com crianças e adolescentes: intervenções utilizadas
24 de Novembro de 2021
Na terapia do esquema com crianças e adolescentes, é destacada a importância da investigação dos estilos parentais e das experiências familiares dos pais ou outros responsáveis que são perpetuadas de geração em geração.
Isso porque as necessidades básicas não atendidas em função da falta de experiências adequadas para o desenvolvimento infantil ou o excesso de comportamentos paternos ligados à superproteção aumentam a possibilidade de desenvolvimento dos esquemas iniciais desadaptativos (EIDs).
A escola alemã de terapia do esquema com crianças e adolescentes é um modelo abrangente e promissor. Alguns aspectos evidenciam isso, como, por exemplo, a exigência de um horizonte diagnóstico mais amplo no qual a conceituação de caso, embora não deixe de ser um panorama do paciente, se estende para uma visão familiar e geracional.
Esse modelo leva naturalmente a uma orientação diferente de pais ou outros responsáveis a qual, para além do problema-queixa apresentado, envolve discutir padrões de comportamentos paternos que têm origem nos próprios EIDs, abrangendo, assim, aspectos da infância dos pais.
MODOS
A terapia do esquema com crianças e adolescentes concentra suas intervenções na noção de modos, o que favorece uma compreensão maior para o paciente, pois se baseia fundamentalmente em uma ideia simples e de fácil compreensão: ele precisa identificar e modificar os gatilhos emocionais que ativam comportamentos desadaptados, substituindo esses modos por modos inteligentes.
Com base em princípios da escola alemã, um programa de intervenção em estágios para o público infantojuvenil pode ser desenvolvido segundo seis etapas: criação de um vínculo estável terapeuta-paciente; construção da motivação para a mudança; psicoeducação sobre esquemas e modos; diagnóstico do esquema e do modo; escolha, planejamento e condução de métodos para mudança; e consolidação do sucesso.
RECURSOS LÚDICOS
Os recursos lúdicos são muito importantes na terapia do esquema com crianças e adolescentes.
O "Baralho infantil de esquemas: investigando pensamentos", de autoria das psicólogas Érica de Lana e Priscila Anush Balekjian, foi desenvolvido para atender à perspectiva desenvolvimental dos esquemas cognitivos, tendo como objetivo ser um instrumento de apoio clínico de rastreio e não uma ferramenta diagnóstica em si.
Direcionado a profissionais da saúde mental para utilização com pacientes na faixa etária de 6 a 15 anos, possibilita uma avaliação lúdica adaptada às necessidades da população infanto-juvenil e teoricamente fundamentada.
LIVROS
Outra ferramenta que pode ser utilizada no contexto clínico ou familiar na terapia do esquema com crianças é o livro "O ninho - Baseado na terapia do esquema", escrito pelas psicólogas Flávia Moura de Moura e Vanina Cartaxo.
Aborda de forma sensível as necessidades emocionais básicas dos pequenos por meio da história de uma família de águias. Tem como objetivo favorecer o desenvolvimento emocional saudável, promovendo a conexão entre pais e filhos.
Apresenta, também, a proposta de construção de um álbum para registro de momentos importantes da história e do desenvolvimento da criança.
Pode ser utilizado em educação parental, abordando as necessidades emocionais básicas, assim como na promoção do fortalecimento do vínculo familiar.
TEORIA E PRÁTICA
Por sua vez, o livro "Terapia do esquema com crianças e adolescentes - Do modelo teórico à prática clínica", organizado pela psicóloga Aline Henriques Reis, é o primeiro no Brasil voltado para intervenção com crianças, adolescentes e orientação para pais baseada nessa abordagem da psicologia.
É dividido em duas partes. A primeira traz as bases teóricas que fundamentam a intervenção ilustradas com vinhetas clínicas que elucidam os conceitos. A segunda parte enfatiza o processo terapêutico na prática a partir de exemplos de casos clínicos.
Para conhecer mais, acesse abaixo a prévia disponibilizada do recurso lúdico indicado para auxiliar na prática clínica: o Baralho infantil de esquemas: investigando pensamentos.
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