Terapia do esquema com crianças e adolescentes: intervenções utilizadas. - Sinopsys Editora
0
Terapia do esquema com crianças e adolescentes: intervenções utilizadas

Terapia do esquema com crianças e adolescentes: intervenções utilizadas

24 de Novembro de 2021

Na terapia do esquema com crianças e adolescentes, é destacada a importância da investigação dos estilos parentais e das experiências familiares dos pais ou outros responsáveis que são perpetuadas de geração em geração.

Isso porque as necessidades básicas não atendidas em função da falta de experiências adequadas para o desenvolvimento infantil ou o excesso de comportamentos paternos ligados à superproteção aumentam a possibilidade de desenvolvimento dos esquemas iniciais desadaptativos (EIDs).

A escola alemã de terapia do esquema com crianças e adolescentes é um modelo abrangente e promissor. Alguns aspectos evidenciam isso, como, por exemplo, a exigência de um horizonte diagnóstico mais amplo no qual a conceituação de caso, embora não deixe de ser um panorama do paciente, se estende para uma visão familiar e geracional.

Esse modelo leva naturalmente a uma orientação diferente de pais ou outros responsáveis a qual, para além do problema-queixa apresentado, envolve discutir padrões de comportamentos paternos que têm origem nos próprios EIDs, abrangendo, assim, aspectos da infância dos pais.


MODOS


A terapia do esquema com crianças e adolescentes concentra suas intervenções na noção de modos, o que favorece uma compreensão maior para o paciente, pois se baseia fundamentalmente em uma ideia simples e de fácil compreensão: ele precisa identificar e modificar os gatilhos emocionais que ativam comportamentos desadaptados, substituindo esses modos por modos inteligentes.

Com base em princípios da escola alemã, um programa de intervenção em estágios para o público infantojuvenil pode ser desenvolvido segundo seis etapas: criação de um vínculo estável terapeuta-paciente; construção da motivação para a mudança; psicoeducação sobre esquemas e modos; diagnóstico do esquema e do modo; escolha, planejamento e condução de métodos para mudança; e consolidação do sucesso.


RECURSOS LÚDICOS


Os recursos lúdicos são muito importantes na terapia do esquema com crianças e adolescentes.

Baralho infantil de esquemas: investigando pensamentos



O "Baralho infantil de esquemas: investigando pensamentos", de autoria das psicólogas Érica de Lana e Priscila Anush Balekjian, foi desenvolvido para atender à perspectiva desenvolvimental dos esquemas cognitivos, tendo como objetivo ser um instrumento de apoio clínico de rastreio e não uma ferramenta diagnóstica em si.

Direcionado a profissionais da saúde mental para utilização com pacientes na faixa etária de 6 a 15 anos, possibilita uma avaliação lúdica adaptada às necessidades da população infanto-juvenil e teoricamente fundamentada.


LIVROS


O ninho - Baseado na terapia do esquema

Outra ferramenta que pode ser utilizada no contexto clínico ou familiar na terapia do esquema com crianças é o livro "O ninho - Baseado na terapia do esquema", escrito pelas psicólogas Flávia Moura de Moura e Vanina Cartaxo.


Aborda de forma sensível as necessidades emocionais básicas dos pequenos por meio da história de uma família de águias. Tem como objetivo favorecer o desenvolvimento emocional saudável, promovendo a conexão entre pais e filhos.

Apresenta, também, a proposta de construção de um álbum para registro de momentos importantes da história e do desenvolvimento da criança.

Pode ser utilizado em educação parental, abordando as necessidades emocionais básicas, assim como na promoção do fortalecimento do vínculo familiar.


TEORIA E PRÁTICA


Terapia do Esquema com Crianças e Adolescentes

Por sua vez, o livro "Terapia do esquema com crianças e adolescentes - Do modelo teórico à prática clínica", organizado pela psicóloga Aline Henriques Reis, é o primeiro no Brasil voltado para intervenção com crianças, adolescentes e orientação para pais baseada nessa abordagem da psicologia.

É dividido em duas partes. A primeira traz as bases teóricas que fundamentam a intervenção ilustradas com vinhetas clínicas que elucidam os conceitos. A segunda parte enfatiza o processo terapêutico na prática a partir de exemplos de casos clínicos.


Para conhecer mais, acesse abaixo a prévia disponibilizada do recurso lúdico indicado para auxiliar na prática clínica: o Baralho infantil de esquemas: investigando pensamentos.

Baralho infantil de esquemas: investigando pensamentos



As três publicações da Sinopsys Editora podem ser acessadas no site, é só clicar no botão abaixo!

Outras do Blog

Tags

Terapia do esquema, crenças desadaptativas, EIDs, desenvolvimento da personalidade, modos, intransigência, fobia social, ansiedade e depressão, comportamentos disfuncionais ou autodestrutivos, gatilhos emocionais.

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?