Intervenção escolar centrada em soluções: Um manual prático para profissionais da educação - Sinopsys Editora
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Intervenção escolar centrada em soluções: Um manual prático para profissionais da educação

Intervenção escolar centrada em soluções: Um manual prático para profissionais da educação

Mark Beyebach, Marga Herrero de Vega

ESGOTADO

SINOPSE

Um manual prático para profissionais da educação. A abordagem focada na solução baseia-se em um modelo de intervenção original que deixa os problemas de lado e se concentra nas soluções. Essa abordagem surgiu na psicoterapia e, devido ao seu sucesso e à sua eficácia, espalhou-se pelo mundo do ensino. De fato, em um contexto como o educacional, saturado de problemas e muitas vezes carente de recursos, é necessário mostrar como práticas mais colaborativas podem ser incorporadas.



CONHEÇA O SUMÁRIO


Introdução



Parte I – Conceitos


1 Rumo a uma (nova?) visão dos problemas escolares e sua resolução


1.1 Questionamento do conceito de transtorno mental

1.2 Uma visão não patológica dos problemas escolares

1.3 A terapia breve centrada em soluções e sua aplicação na escola: intervenção escolar centrada em soluções

1.4 A intervenção centrada em soluções na escola como uma prática baseada na evidência



2 A postura centrada em soluções do profissional na escola


2.1 Uma postura construtivista e construcionista

2.2 Uma atitude de colaboração ativa com nossos interlocutores

2.3 Uma aposta na mudança

2.4 Um olhar contextual

2.5 Simplicidade

2.6 Algumas crenças úteis para uma intervenção centrada em soluções



Parte II – Técnicas


3 Como conversar – Ferramentas e condições para uma conversa centrada em soluções


3.1 Perguntas

3.2 Paráfrases

3.3 Elogios

3.4 A criação de marcas de contexto



4 Delimitando a nossa ajuda – A construção de um projeto de trabalho


4.1 Quando o ponto de entrada é um pedido explícito de ajuda para resolver um problema

4.2 Quando o ponto de entrada é uma reclamação

4.3 Quando o ponto de entrada é a demanda para que nos encarreguemos do problema

4.4 Quando o ponto de partida é um projeto

4.5 Quando a iniciativa da intervenção é nossa

4.6 Quando nosso interlocutor comparece obrigado por um terceiro



5 Sobre o que conversar – Projeção para o futuro e trabalho com exceções


5.1 Três estratégias comunicacionais transversais: elicitar, ampliar, ancorar

5.2 Projeção de futuro

5.3 Exceções e mudanças pré-tratamento



6 Sobre o que conversar – Escalas, perguntas de enfrentamento e externalização


6.1 Perguntas de escala

6.2 Perguntas de enfrentamento

6.3 A externalização do problema



7 Se não der certo, faça algo diferente


7.1 Quando a solução é o problema: a virada de 180 graus

7.2 Intervenções para interromper a sequência-problema: as viradas de 30 graus

7.3 Como lidar com o bloqueio na intervenção



Parte III – Aplicações


8 Conversações centradas em soluções com alunos


8.1 Passos em uma conversa individual centrada em soluções com um aluno

8.2 O encerramento da conversa

8.3 As conversas seguintes: trabalhando as melhorias

8.4 Aspectos diferenciais e dificuldades específicas que podem se apresentar



9 Intervenção centrada em soluções na sala de aula


9.1 Prevenção de problemas de conduta em sala de aula: criação de uma convivência positiva mediante a IECS

9.2 O manejo centrado em soluções dos problemas de conduta em sala de aula

9.3 Aspectos diferenciais e possíveis dificuldades no trabalho com um grupo-turma



10 Conversações com os pais centradas em soluções


10.1 Passos em uma entrevista centrada em soluções com os pais

10.2 Aspectos diferenciais e dificuldades na intervenção com pais e famílias

10.3 Outras práticas escolares centradas em soluções destinadas aos pais



11 Conversações com docentes centradas em soluções


11.1 Passos em uma entrevista com docentes centrada em soluções

11.2 Aspectos diferenciais na intervenção com professores



12 A escola centrada em soluções


12.1 Outras práticas centradas em soluções na escola

12.2 A IECS como arcabouço integrador: psicoeducação centrada em soluções

12.3 Centros educacionais centrados em soluções como meta

12.4 O que é um centro educativo centrado em soluções?



Parte IV – Experiências


Educação Infantil


13 Uma escola de pais centrada em soluções


13.1 Onde começamos

13.2 Projeto de estimulação da linguagem oral na etapa de educação infantil

13.3 Oficina Como estimulo a linguagem do meu filho?: características gerais

13.4 Oficina Como estimulo a linguagem do meu filho? Descrição das atividades realizadas

13.5 Avaliação da experiência

13.6 Conclusões



Ensino Fundamental


14 Intervenção grupal centrada em soluções para reduzir a segregação por gênero em uma sala de aula


14.1 Segregação por gênero na escola

14.2 Descrição da intervenção

14.3 Resultados



15 Como ajudar os alunos a resolverem problemas mediante o enfoque Kids’ Skills – Um estudo de caso


16 Um caso de problema de comportamento – Do porquê ao como


16.1 Como trabalhar?

16.2 Descrição do problema

16.3 O que fizemos até agora para resolver o problema e não deu certo?

16.4 Estratégias para resolver o problema

16.5 Mudanças obtidas na segunda sessão

16.6 Intervenção no contexto escolar

16.7 Consolidação das mudanças



17 O programa EmPeCemos – Uma experiência de intervenção sobre os problemas de conduta a partir da escola


17.1 O programa EmPeCemos: uma intervenção multicomponente para a prevenção indicada dos problemas de conduta

17.2 Componentes do programa EmPeCemos


CONHEÇA OS AUTORES


Mark Beyebach


Marga Herrero de Vega

DADOS TÉCNICOS


ISBN: 9786557136256
Formato: 13,7 x 21 cm | 448 páginas | Peso: 489g.

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