`Combinação perfeita` de estresse e depressão pode aumentar o risco de morte por ataque cardíaco para pacientes cardíacos - Sinopsys Editora
0

`Combinação perfeita` de estresse e depressão pode aumentar o risco de morte por ataque cardíaco para pacientes cardíacos

23 de Abril de 2015

A combinação de estresse e depressão pesada pode aumentar significativamente o risco de morte ou de ataque cardíaco do paciente cardíaco, de acordo com uma nova pesquisa publicada em Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes, uma revista da American Heart Association. O estudo analisou o efeito de níveis elevados de estresse e altos sintomas depressivos entre cerca de 5.000 pacientes cardíacos. Os pesquisadores concluíram que o risco é ampliado quando ambas as condições estão presentes, validando, assim, o conceito de uma "tempestade perfeita psicossocial".
"O aumento do risco que acompanha alta tensão e altos sintomas depressivos foi robusto e consistente em todos os dados demográficos, história médica, o uso de medicação e os comportamentos de risco à saúde", disse Carmela Alcántara, Ph.D., principal autora do estudo. Ela é pesquisadora associada no Centro Médico de Comportamento e Saúde Cardiovascular da Universidade de Columbia, em Nova York.
Os participantes do estudo incluíram 4.487 pacientes com doença coronariana e 45 anos ou mais. Durante os exames em casa e questionários autoadministrados entre 2003 e 2007, os participantes foram questionados com que frequência durante a semana passada se sentiram deprimidos, solitários ou tristes, ou tiveram crises de choro. Para determinar os níveis de estresse, os participantes foram questionados com que frequência durante o mês anterior se sentiram: incapazes de controlar as coisas importantes em suas vidas; sobrecarregados; confiantes em sua capacidade de lidar com problemas pessoais; ou seguros de que as coisas estavam indo bem.
Cerca de 6 por cento relataram tanto alta tensão quanto alta depressão. Durante uma média de seis anos de acompanhamento, 1.337 mortes ou ataques cardíacos ocorreram. O risco em curto prazo de morte ou de ataque cardíaco aumentou 48 por cento para aqueles do grupo com elevados sintomas depressivos ou estresse elevado, em comparação com os do grupo de baixos sintomas depressivos ou leve estresse.
O risco elevado foi mais fortemente associado com a morte, em vez de ataque cardíaco. Resultados adicionais sugerem que as mortes podem ter sido ligadas a problemas cardiovasculares, mas são necessárias mais pesquisas, disseram os pesquisadores. O risco foi significativo apenas durante os primeiros dois anos e meio da visita domiciliar inicial, e não foi significativo para aqueles que experimentam alta tensão ou altos sintomas depressivos isoladamente, mas não os dois ao mesmo tempo.
Os resultados do estudo podem desafiar paradigmas tradicionais de pesquisa que só se concentram em depressão e seu impacto em pacientes com doença cardíaca, disse Alcántara. As intervenções comportamentais também devem ser consideradas para ajudar os pacientes com doença cardíaca a gerenciar da melhor forma tanto o estresse quanto a depressão.
FONTE: American Heart Association. (2015, March 10). `Perfect storm’ of stress, depression may raise risk of death, heart attack for heart patients. Science Daily. Retrieved March 25, 2015 from 
Outras do Blog

Tags

Estresse, Depressão, Pacientes cardíacos, Risco à saúde, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?