Curadoria: seleção de livros sobre Terapia do Esquema por Lilian Scortegagna - Sinopsys Editora
0

Curadoria: seleção de livros sobre Terapia do Esquema por Lilian Scortegagna

10 de Março de 2020

Na Semana Jeffrey Young, convidamos a psicóloga Lilian Scortegagna para fazer uma curadoria de livros e recursos sobre Terapia do Esquema. Psicóloga (UCS) e graduada em Administração de Empresas, Lilian tem formação em Terapia do Esquema e é criadora do Baralho Interativo de Modos e Esquemas. Sócia-fundadora da Clínica Saúde e Psicologia em Caxias do Sul, Lilian atende adultos e adolescentes em psicologia clínica, trabalha com crianças em projetos sociais voltados ao desenvolvimento biopsicossocial e é facilitadora de workshops e palestras voltadas a temas de saúde e psicologia.

Confira a seleção sobre Terapia do Esquema feita por Lilian Scortegagna.


Baralho Interativo de Esquemas e Modos


Uma ferramenta interativa que provoca reflexões sobre a origem dos esquemas desadaptativos, bem como sobre as partes de si, ou Modos, que o indivíduo utiliza para entender e atuar no mundo. Instrumento de psicoeducação que possibilita maior ativação emocional e entendimento dos padrões emocionais e cognitivos que podem gerar comportamentos disfuncionais.


As sete cabeças de Otávio


Livro que ensina de forma lúdica "todas as crianças", incluindo aquelas que habitam o interior de cada adulto, a perceber e compreender os Modos, essas partes de todos nós que precisam ser vistas, reconhecidas e acolhidas em suas necessidades básicas, para uma vida mais plena, produtiva e significativa. É uma ótima oportunidade de autoconhecimento e educação emocional.


Terapia cognitiva focada em esquemas


Este livro traz em si os principais eixos que articulam a Terapia do Esquema. Com linguagem clara e objetiva, estes experientes autores de referência nos brindam com recursos e reflexões essenciais para profissionais que trabalham com TE. 


Reinvente sua vida


Esta é uma excelente obra do criador da Terapia do Esquema Jeffrey Young. Um manual que pode beneficiar não só terapeutas, mas o público leigo, com sua linguagem acessível e muitas técnicas, ele nos conduz pelos caminhos do autoconhecimento rumo a uma vida com mais saúde e bem-estar.


Terapia do Esquema para casais


Esta publicação traz o entendimento das disfunções nos relacionamentos a partir do modelo da Terapia do Esquema. Primeira publicação em língua portuguesa neste tema, que com autores de referência, traz reflexões atualizadas sobre problemáticas que envolvem o funcionamento conjugal.




Meu livro de Terapia do Esquema


Traz a linguagem da história em quadrinhos, como uma forma lúdica de psicoeducar adolescentes sobre seus modos e funcionamento na vida cotidiana


Mindfulness para crianças: estratégias de terapia cognitiva baseada em mindfulness


Este livro traz a regulação emocional através da prática de mindfulness, que é indicada na Terapia do Esquema e tem tido resultados expressivos no aumento da qualidade de vida e desenvolvimento saudável, favorecendo os Modos mais saudáveis de ver e atuar no mundo


Luz, câmera e ação: filmes na prática clínica infantil


Filmes, histórias e metáforas são ferramentas muito utilizadas na Terapia do Esquema, por serem auxiliares no acesso a emoções e evocarem menos formas de enfrentamento defensivas. Esta é uma ótima oportunidade de acesso a títulos relacionados a temas que frequentemente são abordados na prática clínica. 


Terapia do Esquema com crianças e adolescentes


Livro que aborda além da parte teórica, a parte preventiva da Terapia do Esquema no processo terapêutico com crianças e na orientação aos pais e responsáveis. Apresenta técnicas pertinentes e criativas adequadas a cada faixa etária.


Tem, não tem - Identificando as necessidades centrais


Trabalho lúdico que aborda um dos temas principais da Terapia do Esquema: a identificação das necessidades básicas para um desenvolvimento saudável e adequado das crianças, evitando assim a formação de esquemas desadaptativos.

Outras do Blog

Tags

Jeffrey Young; Psicologia; Terapia do Esquema

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?