DBT: qual a importância do treinamento de habilidades? - Sinopsys Editora
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DBT: qual a importância do treinamento de habilidades?

DBT: qual a importância do treinamento de habilidades?

13 de Março de 2024

Desenvolvida a partir da década de 1970 pela psicóloga norte-americana Marsha Linehan, a terapia comportamental dialética, mais conhecida como DBT (do inglês dialectical behavior therapy), foi originalmente concebida para tratar pessoas cronicamente suicidas com transtorno da personalidade borderline (TPB).


Uma das chamadas terapias contextuais, a DBT atualmente tem sua efetividade comprovada no tratamento não só de adultos, mas também de crianças e adolescentes.


Assim como é direcionada, além do tratamento do TPB, a uma série de outros transtornos, tais como: alimentares, relacionados ao uso de substâncias, depressivo maior, bipolar, estresse pós-traumático, de déficit de atenção/hiperatividade e de oposição desafiante.



Teoria biossocial


A terapia comportamental dialética está baseada em uma teoria biossocial transacional da etiologia dos problemas de regulação do afeto do transtorno da personalidade borderline.


Indivíduos com uma vulnerabilidade emocional biológica criados em ambientes que invalidam sistematicamente suas experiências internas e comportamentos manifestos desenvolvem déficits na capacidade e na motivação para manejar suas emoções e outros aspectos da vida.


Os programas da DBT abordam de forma abrangente esses déficits, fornecendo um tratamento multimodal em estágios que foca toda a gama de transtornos comórbidos de forma hierárquica.


Estratégias


A terapia comportamental dialética integra estratégias da terapia cognitivo-comportamental (TCC) com aspectos da prática zen, utilizando a filosofia dialética para sintetizar essas duas perspectivas contrastantes em um conjunto coerente de princípios do tratamento.


Um dos aspectos mais conhecidos da DBT é o currículo de treinamento de habilidades. São quatro módulos divididos em dois grupos: habilidades de aceitação e de mudança. A meta é munir o paciente de ferramentas necessárias para lidar e modificar sua desregulação emocional.


No grupo de habilidades de aceitação, estão inclusos o módulo mindfulness (atenção plena) e o módulo de tolerância ao mal-estar. Já no grupo de habilidades de mudança, constam o módulo de efetividade interpessoal e o da regulação emocional.


A DBT para crianças e adolescentes tem como foco as severas desregulações emocional e comportamental, visando ao ensino de habilidades adaptativas de enfrentamento e ao auxílio de pais e outros cuidadores para a criação de um ambiente validador e pronto para mudanças.


A meta do treinamento de habilidades é ajudar crianças e adolescentes e seus responsáveis a modificarem padrões comportamentais, emocionais, interpessoais e de pensamento associados com os problemas da vida.


Literatura


Desenvolvido a partir da terapia comportamental dialética, o treinamento de habilidades para pais e filhos apresentado no livro ‘Habilidades da DBT para pais e filhos’ objetiva melhorar a qualidade de vida de crianças, adolescentes e seus responsáveis.


Nesse sentido, auxilia a diminuir comportamentos que geram conflitos nas relações interpessoais e aumentar habilidades comportamentais de regulação emocional, efetividade interpessoal, aceitação da realidade e mindfulness para diversos contextos.


De autoria das psicólogas Mariana Dias e Caroline Gonzalez, a obra é essencial para profissionais que querem facilitar a compreensão de seus pacientes sobre como o treinamento em grupo pode fortalecer a motivação, promover mudanças comportamentais e facilitar a generalização dessas habilidades para uma vida mais validante, consciente e equilibrada.


Publicado pela Sinopsys Editora, o livro tem como grande diferencial a apresentação de recursos lúdicos e material prático em DBT adaptados para o contexto brasileiro para o treinamento em grupo com crianças, adolescentes, pais e outros cuidadores.


Habilidades da DBT para Pais e Filhos



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Tags

DBT, terapia comportamental dialética, transtorno da personalidade borderline, TPB, terapias contextuais, treinamento de habilidades, mindfulness.

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