O que é a terapia focada nas emoções (TFE)?
22 de Abril de 2022
A terapia focada nas emoções (TFE) vem sendo desenvolvida nos últimos 40 anos pelo psicólogo canadense Leslie Greenberg e colaboradores, sendo reconhecida pela American Psychological Association (APA) como uma terapia baseada em evidências para depressão. Revela também desfechos positivos no tratamento de traumas complexos, transtorno de ansiedade social, transtornos alimentares e conflitos familiares e de casais.
Destacando-se pelo seu caráter integrativo, a TFE é um modelo de psicoterapia desenvolvido a partir do diálogo entre a teoria contemporânea sobre as emoções e a neurociência e pelos princípios humanistas, fenomenológicos e construtivistas, com ênfase na relação terapêutica e em intervenções vivenciais guiadas por marcadores específicos observados durante as sessões.
Temas como empatia, tendência atualizante, apego, experienciação, awareness (consciência) e transformação são revisitados e compreendidos a partir das concepções atuais sobre psicoterapia, neurociências, memória e emoções.
FORÇAS MOTIVACIONAIS
A teoria do funcionamento da TFE considera a existência de três grandes forças motivacionais humanas: uma força inata para sobreviver e prosperar, a regulação afetiva e a criação de significado.
Em vez de se pensar em diversos sistemas motivacionais e necessidades inatas preconizadas por diversos modelos de psicoterapia para explicar o comportamento humano, como autoestima, poder, apego, maestria, entre outros, a terapia focada nas emoções entende que faz mais sentido se pensar em afetos básicos relacionados à sobrevivência e ao equilíbrio e na emergência das necessidades e motivações a partir desses afetos.
Para a TFE, as emoções envolvem situações e avaliações que as pessoas fazem de suas relações com os outros, consigo mesmas e com o ambiente. Têm significados incorporados, tendências para a ação, acontecem no corpo e são simbolizadas não apenas por meio de sensações sentidas ao experenciar a emoção (nó na garganta, taquicardia, calor no peito), mas também por meio da linguagem, dos processos reflexivos e das narrativas que os indivíduos criam sobre aquilo que sentem.
SISTEMA PRIMÁRIO
Conforme a terapia focada nas emoções, as emoções são mais do que algo racional ou irracional. Elas são o sistema primário de significado e sinalização, sendo a estrutura a partir da qual se constrói o self e a capacidade de auto-organização dos indivíduos.
Os esquemas emocionais relacionados ao processamento automático promovem rápida avaliação do que está acontecendo, gerando respostas emocionais com tendências para a ação presentes no organismo, tendo como resultado a aproximação ou o afastamento de estímulos, como situações, pessoas ou até mesmo sensações no corpo.
Depois de o processamento automático ter acontecido, as emoções são sintetizadas em torno das organizações do self.
REORGANIZAÇÃO
A terapia focada nas emoções considera que a disfunção emocional é proveniente de quatro fontes principais: da ausência de awareness, da experiência de emoções dolorosas e desadaptativas que provém de feridas passadas contidas nos esquemas emocionais, da incapacidade de regulação emocional e de problemas na construção da narrativa emocional e do significado.
A TFE tem como objetivo principal a reorganização do sistema de significados do paciente por meio de processos experienciais e relacionais desenvolvidos especificamente para acessar e transformar as emoções.
PERSPECTIVA FILOSÓFICA
A terapia focada nas emoções adota a visão construtivista dialética como perspectiva filosófica do desenvolvimento humano. Nessa visão, o self é compreendido como algo complexo, como uma organização dinâmica composta de múltiplos aspectos e em permanente processo de construção.
A ideia de self executivo e unitário é considerada algo ilusório: o que se vê como self ou identidade é o produto de diversas vozes ou polos da experiência em relação ao ambiente em constante mudança.
Internamente ocorrem disputas, diálogos, interação, gerando um senso de unidade que é produzido justamente a partir das tensões entre esses diferentes polos da experiência.
O self é, portanto, dinâmico e está em constante formação, surgindo a partir da síntese de diferentes polaridades, conflitos e vozes internas que integram diversos aspectos da experiência em um dado momento. O movimento e a mudança são, portanto, a regra básica da vida.
LIVRO
O livro "A clínica das emoções - Teoria e prática da terapia focada nas emoções" apresenta a teoria e a prática contemporânea da abordagem, resumindo décadas de pesquisas em processos de mudança.
Tem como autores os psicólogos Marco Aurélio Mendes, primeiro trainer latino-americano pela International Society for Emotion Focused Therapy, e Leslie Greenberg, o próprio criador da TFE.
Recentemente lançada pela Sinopsys Editora, a obra descreve como ocorre o trabalho com as emoções em psicoterapia, com inúmeros casos clínicos, e apresenta os modelos de funcionamento e intervenção da TFE, com o aprofundamento dos conceitos específicos.
Teoria das emoções, neurociências, memória, relação terapêutica e esquemas emocionais também são temas de interesse abordados.