Suicídio: quais as estratégias de prevenção? - Sinopsys Editora
0
Suicídio: quais as estratégias de prevenção?

Suicídio: quais as estratégias de prevenção?

30 de Junho de 2022

As estratégias de prevenção do suicídio são resumidas em algumas metas e objetivos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


Já a estratégia de acesso aos serviços visa a promover o acesso aos serviços para aqueles indivíduos vulneráveis ao comportamento suicida e remover barreiras aos cuidados.


CAPACITAÇÃO


A estratégia de treinamento e educação engloba manter programas de capacitação para cuidadores identificados (trabalhadores de saúde, educadores, policiais, etc.), assim como aumentar as competências dos profissionais que atuam nos serviços de saúde mental e atenção primária de modo que possam reconhecer e tratar pessoas vulneráveis.

Por sua vez, o tratamento busca aumentar a qualidade das intervenções clínicas baseadas em evidências, especialmente após tentativas de suicídio, e aumentar as pesquisas e avaliações sobre intervenções efetivas.

Cabe à intervenção em crises assegurar que as comunidades sejam capazes de responder a crises com intervenções apropriadas e que indivíduos em situações de crise tenham acesso aos cuidados de saúde mental emergenciais, incluindo linhas telefônicas e internet.


POSVENÇÃO


A estratégia de posvenção visa a aumentar a resposta e o cuidado oferecido às pessoas afetadas por suicídio e tentativas de suicídio, assim como prover serviços de apoio e de reabilitação para pessoas após tentativas de suicídio.

Já a estratégia de consciência tem como meta desenvolver campanhas públicas de informação para disseminar a compreensão de que o suicídio é previsível.

Por sua vez, a de redução do estigma busca promover o uso de serviços de saúde mental, serviços de prevenção de suicídio e serviços de prevenção ao abuso de substâncias, assim como reduzir a discriminação contra usuários desses serviços.


COORDENAÇÃO


A coordenação envolve criar instituições ou agências para promover e coordenar pesquisas, treinamentos e serviços relacionados ao comportamento suicida, assim como fortalecer a resposta do sistema de saúde e do sistema social aos comportamentos suicidas.

E a estratégia de vigilância tem como propósitos aumentar a qualidade dos dados nacionais sobre suicídios e tentativas de suicídio e apoiar a criação de um sistema de dados integrados para identificar grupos e indivíduos vulneráveis, além de situações de vulnerabilidade.

Por fim, cabe à mídia promover a implementação de manuais de mídia para incentivar a elaboração de reportagens responsáveis na imprensa e em mídias sociais.


LITERATURA


Suicídio - um problema de todos: Como aumentar a consciência pública na prevenção e posvenção

O livro "Suicídio - Um problema de todos: Como aumentar a consciência pública na prevenção e na posvenção" traz no título sua questão principal ao afirmar que o problema atinge todos com diversas intensidades e não apenas aqueles com ideação e tentativa de suicídio e seus familiares e amigos. Portanto, é uma preocupação fundamental a de aumentar a conscientização pública sobre o tema.

Lançada este mês pela Sinopsys Editora, a obra expõe ideias e estudos da psicóloga Karen Scavacini. Ela evidencia que o estigma o qual envolve o suicídio provoca o silenciamento sobre o tema. Contrariando a ideia de que não falar sobre ele diminui sua incidência, esse silenciamento impede o cuidado adequado dos indivíduos.

A autora deixa claro que é, sim, necessário falar sobre o suicídio, assim como é fundamental a implementação de políticas públicas que alcancem a posvenção, a qual não é abarcada atualmente.


ACOLHIMENTO


Tendo em vista que a comunicação com ética e respeito é a principal tarefa do terapeuta que trabalha com o tema, o livro objetiva, ainda, aumentar a comunicação de forma responsável, isto é, com um diálogo que faça sentido para as pessoas com ideação suicida e que as acolha e as ouça verdadeiramente.

A publicação é indicada a todos profissionais que queiram saber mais como falar de forma correta sobre suicídio, como aumentar a consciência pública e como transformar ideias em ações. Pode ser utilizada por psicólogos, médicos, educadores, profissionais da mídia, da área de segurança e das políticas públicas.

Também podem se beneficiar estudantes de diferentes áreas, assim como pessoas vivendo situações de sofrimento com ideação e tentativa de suicídio, familiares, amigos e todos que se envolvem com o tema

Suicídio - um problema de todos: Como aumentar a consciência pública na prevenção e posvenção
Outras do Blog

Tags

Suicídio, prevenção, posvenção, acolhimento, ideação suicida, psicologia, políticas públicas, Karen Scavacini

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?